Programação


  • OBS: Os Espaços de Diálogos, bem como, apresentação dos Jovens Pesquisadores ocorrerão nas salas em forma de diálogo - oral. Assim, a presença é imprescindível, ou seja, 100%. As apresentações serão seguidas de debates pelos presentes.




PROGRAMAÇÃO DO 1º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DA UPE
18 A 21 DE NOVEMBRO DE 2014



PROGRAMAÇÃO




DETALHE DA PROGRMAÇÃO

 18/11 – CONFERENCIA DE ABERTURA

FORMAÇÃO DOCENTE E A PRATICA INTERDISCIPLINAR

*Local: auditório da UPE/Petrolina (19h às 22h)

Convidados: Dra. Maria de Fátima Gomes – UPE, Msa. Edilane Carvalho Teles - UNEB-Juazeiro.
Mediadora: Dra. Janaina Guimarães – UPE/Petrolina
Dia 19, 20 e 21/11 - ESPAÇOS DE DIÓLOGOS
Esta atividade contempla o debate de trabalhos (pesquisa em andamento ou concluída), dentro dos eixos temáticos e áreas do evento. Nela, tanto os participantes com trabalhos inscritos, como aqueles sem trabalhos inscritos têm a oportunidade de discutir, apresentar experiências e trocar informações. Cada autor poderá apresentar Até 02 trabalhos e deverá ter 100% de frequência no seu ED, sendo que a carga horária é de 16 horas.
EIXO 1.  - Práticas Interdisciplinares no ensino – 29
*Local: Sala 1 – térreo, Curso de Pedagogia (9h às 12h)


 Odailson Ricardo de Almeida Cavalcanti ROCHA
A COMPUTAÇÃO COMO FORMA DE AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR
Maria Alice Siqueira da SILVA
A CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA DO SERTÃO POR ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA LEITURA DE MORTE E VIDA SEVERINA VIVÊNCIADA PELO PIBID – CAMPUS PETROLINA

 SOUZA, Liliane Maria
A CONTRIBUIÇÃO DO SUBPROJETO INTERDISCIPLINARPIBID\CAPES LETRAS INGLÊS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL

 FERREIRA, A. C. A.
A CULTURA SERTANEJA E A INTERDISCIPLINARIDADE

 MONTEIRO, Joana D’arc Alves
A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR PELA LITERATURA: UM OLHAR VOLTADO PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NA OBRA VIDAS SECAS DE GRACILIANO RAMOS (O PIBID EM FOCO)

 Paula Cristinne Torres MARINHO
A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA

 Tarsila Laís Pereira dos SANTOS
A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER
Claudia Vangéssica de Araujo SILVA
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA COMPUTAÇÃO E SUA INTERDISCIPLINARIDADE

 Stéffany da Silva RIBEIRO
A IMPORTÂNCIA DO LUDICO NA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

 Felismara Cavalcanti COELHO
A IMPORTÂNCIA DO PIBID E OS MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O SERTÃO

 RODRIGUES Ailton Francisco
A IMPORTÂNCIA DO PIBIDNO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA DE APLICAÇÃO, COM UM OLHAR SOBRE O SERTÃO PELAS OBRAS LITERERÁRIAS
Nilza Chalegre Ribeiro de LIMA
A IMPORTÂNCIA DOS MÉTODOS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA

 SILVA, D. M.
A INSERÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DOCENTE

 SILVA, Luis Wanderson Evangelista
A INTERDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DA OBRA LITERÁRIA NA ESCOLA JOAQUIM ANDRÉ NA CIDADE DE PETROLINA-PE

 Elicélia GOMES Pereira Lopes
A INTERDISCIPLINARIDADE DO CINEMA EM SALA DE AULA

 Raianne Daline de OLIVEIRA

A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA ATRAVÉS DE OFICINAS: UMA PROPOSTA DO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA

 SILVA, Cirlene
A INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA EM CONSONÂNCIA COM O PROJETO PIBID

 CAVALCANTI, Joyce Guerra de Santana.
A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO: UMA PROPOSTA INTERATIVA DE CONHECIMENTO

 Nathalia da Silva OLIVEIRA
A INTERDISCIPLINARIDADE: PRÁTICA E APRENDIZAGEM NO ENSINO ESCOLAR

 João Paulo Mulatinho da SILVA
A MATEMÁTICA APLICADA AO ENSINO DA ASTRONOMIA

 Damiana da Silva FERREIRA
A MÚSICA COMO RECURSO METEDOLÓGICO EM SALA DE AULA

 SANTOS; Kalline Laira Lima
A NARRATIVA LITERÁRIA EM TORNO DO SERTÃO NORDESTINO NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

 SILVA Maria Aparecida Nunes
A PRÁTICA DOCENTE E O USO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO CONCEITO DE SERTÃO, NO ENSINO BASICO

 Gisele Ferreira Pacheco
A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: A IMPORTÂNCIA DA OFICINA NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM

 Elitânia Nascimento VILELA
A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA CONTEXTUALIZADO


A RELAÇÃO SERTÃO/NATUREZA E A LITERATURA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Mário Araújo ROSAS
A RELAÇÃO SERTÃO/NATUREZA POR MEIO DE OBRAS LITERÁRIAS

 Uyldne da Silva CARVALHO
A RELEVÂNCIA DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM MÉTODO DE TRABALHAR O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO BÁSICO EM MEIO ÀS VIVÊNCIAS EM UM PROJETO DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA VOLTADA À AGRICULTURA
EIXO 1.  - Práticas Interdisciplinares no ensino – 29
*Local: Sala 2 – térreo, Curso de Pedagogia (9h às 12h)

 MAGALHÃES Fernanda Ferreira dos Santos
A VIVÊNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE PELOS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO

 MARTINS, Samuel de Oliveira
ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DO SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR PIBID/CAPES NA UPE CAMPUS PETROLINA
SILVA Maria José
ARTE E DANÇA: UMA BRINCADEIRA EM UM MOVIMENTO INTERDISCIPLINAR

 Julyemerson Gomes dos SANTOS
CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DE NATUREZA INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SERTÃO A PARTIR DE OBRAS LITERARIAS
José Raimundo da S. Jr.
CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DE NATUREZA INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SERTÃO A PARTIR DE OBRAS LITERARIAS
Rodrigo Ferreira De CARVALHO
CONSTRUINDO UMA HORTA ECOLÓGICA: UMA LIÇÃO DE SUSTENTABILIDADE PARA OS ATORES SOCIAIS DA ESCOLA CAPITÃO PLÍNIO
SILVA, Vitória Castro e
CONTRIBUIÇÃO DO SUBPROJETO INTERDISCIPLINARPIBID\CAPES LETRAS INGLÊS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL

 Edileide Heleno Vieira da SILVA
DISCUTINDO A RELAÇÃO DE GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR

 Maria Taciana pereira de OLIVEIRA
ENSINO DA MATEMÁTICA: LEITURA COM ÊNFASE EM INTERPRETAÇÃO

 Ana Raquel da SILVA
ENSINO DE HISTÓRIA E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: POTENCIALIZANDO CONHECIMENTOS, CONSTRUINDO NOVOS SABERES.
DA SILVA NOGUEIRA, Josimar
ENSINO INTERDISCIPLINAR USANDO LITERATURA PARA DISCENTES DO 9ºANO NA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM ANDRÉ CAVALCANTI

 Maria Josilda Fe rreira da SILVA
ENTRE O ANTIGO E O NOVO: AS PRÁTICAS DE ENSINO E A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE

 GUEDES, Débora Cristina,
ESTERIÓTIPOS CRIADOS DO SERTÃO COM O USO DE IMAGENS E ILUSTRAÇÕES- O PIBID COMO UM PROGRAMA PARA UMA NOVA RELEITURA DESSAS CONOTAÇÕES ATRAVES DE OBRAS LITERÁRIAS NO ENSINO BÁSICO DA ESCOLA JOAQUIM ANDRÉ CAVALCANTI- PETROLINA-PE

 SILVA, Vitória Castro e
ESTUDANDO O SERTÃO NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DO PIBID – UM OLHAR VOLTADO PARA A OBRA MORTE E VIDA SEVERINA

 Isabely Savana Jacinto LIRA
EXERCÍCIO NA DOCÊNCIA: A COMPUTAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

 Maria de Fátima Florêncio ARAÚJO
EXPERIÊNCIA DA PRATICA DOCENTE DE UMA BOLSITA DO PIBID: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA MEDIADORA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

 Jailma Maria da SILVA
EXPERIÊNCIAS DO PIBID: O SERTÃO VISTO SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

 Maria Ivane de Souza SILVA
EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA ATRAVÉS DE TEMAS INTERDISCIPLINARES
José Eduardo da SILVA
FORTALECENDO AS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

 Mariany Rafaely das Neves CARDOSO
GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: NOVOS CAMINHOS, NOVAS LEITURAS

 Maria Samara dos SANTOS
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E A INTERDISCIPLINARIDADE

 Lusemar Borges CAMACAM
INTERDICSIPLINARIDADE APLICADA À ALFABETIZAÇÃO E AO LETRAMENTO

 Gabriella Chalegre ALVES
INTERDISCIPLINARIDADE: CAMINHOS PARA CONSECUÇÃO DE PRÁTICAS
SANTOS, Anderson Felix dos.
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA ESPANHOLA COMO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

 SILVA, Lucinéia de Oliveira
LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA

 OLIVEIRA, Edilaine Soares da Silva de
LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA

 SILVA, Lucas de Moura.
MATEMÁTICA E USO DO COMPUTADOR NO MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE

 Alex Costa FERREIRA.
MATEMATIZANDO A ASTRONOMIA

 Martha MACIEL da Silva Almeida
MORTE E VIDA SEVERINA: A VISÃO SEMIÓTICA NA DESMISTIFICAÇÃO DO VOCÁBULO “SERTÃO”

EIXO 1. - Práticas Interdisciplinares no ensino – 29
*Local: Sala 3 – térreo, Curso de Pedagogia (9h às 12h)

 Elisangela Soares da SILVA
O CONSTRUTIVISMO NAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES
Alyny Dayany das Dores PEDROSO
O ENSINO DA BIOLOGIA A PARTIR DA OBRA LITERÁRIA AUTO DA COMPADECIDA

 TORRES,Tania Maria de Souza
O ENSINO DA GEOGRAFIA E A INTERDICIPLINARIEDADE: UMA ANALISE DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM ANDRÉ CAVALCANTE.

 Maria Thamires Nóbrega SILVA
O ENSINO DA MATEMÁTICA E A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

 Matheus Ribeiro da Costa
O ENSINO DE COMPUTAÇÃO NUMA PERSPECTIVA INTERDICIPLINAR

 SILVA, Leidiane
O PIBID E A INTERDISCIPLINARIDADE INCENTIVO À LEITURA ATRAVÉS DE OBRAS LITERÁRIAS

 SANTIAGO, Ana Paula Felipe
O PIBID NA ESCOLA DOM CARLOS COELHO
Lucas Belfort de França
O SERTÃO E A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM POR INTERMÉDIO DE OBRA LITERÁRIA

 Diôgo de Freitas LIMA
O TANGRAM EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

 Talysson Paulo da SILVA
OFICINA PEDAGÓGICA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

 Bárbara Alves FERREIRA
OS LAÇOS AFETIVOS QUE ENVOLVEM A PRÁTICA DO ENSINO

 Larissa KYMBERLI Lopes da Silva
OS MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O “SERTÃO”: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

 Natália Caroline de SOUSA Aguiar
PERSPECTIVAS ESCOLARES NAS AÇÕES PIBIDIANAS – IDEB ESCOLA ESTADUAL CAPITÃO PLÍNIO DE SOUZA MONTEIRO
Celmara Coelho de Amorim
PIBID UMA PRATICA INTERDISCIPLINAR NO CAMINHO DA GEOGRAFIA COM A LITERATURA

 Renata Rafaela Albuquerque e SILVA
PRÁTICA INTERDISCIPLINAR EM ESPANHOL NA ESCOLA DON VIEIRA

 Bruna Delbora Vaneska Santos SILVA
PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DO SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR

 SILVA, Jessica
PRATICAS INTERDISCIPINARES NO ENSINO: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA LITERATURA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

 Dalila Maria dos Santos MELO
PROTAGONISMO JUVENIL

 Gláucia Sheylla MACIEL
REFLEXÃO E SABERES NA ESCOLA: INTEGRAÇÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELO PIBID

 Aline Maria Ferreira FIGUEIREDO
REFLEXÕES E (RE)ENCONTROS EM OFICINAS E ATELIÊS DE VIVÊNCIAS EM NARRATIVAS DE FORMAÇÃO

 José Cícero Coelho de SOUZA
REPENSANDO CONCEITOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS ATRAVÉS DO PIBID: UMA NOVA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DOS “SERTÕES” ATRAVÉS DA LITERATURA


SILVA, Rebeca Maria Sotero
REVISTA: UM GÊNERO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

 SANTANA; Rita Angélica Alves
SERTÃO: UM CONCEITO A SER MUNDADO UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE

 Mauricéia Sobral de OLIVEIRA
SIGNIFICANTES E SENTIDOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DE EDUCANDAS DE PEDAGOGIA EM GARANHUNS-PE-BRASIL
 SILVA Gilmar Genival
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DE EXPRESSÕES CÊNICAS

 SOUSA Alyson Barboza
TRABALHANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O TERMO “SERTÃO” NA GEOGRAFIA A PARTIR DA OBRA LITERÁRIA “O SERTÃO VAI VIRAR MAR” DE MOACYR SCLIAR: O CASO DO 9º ANO A, TURNO MANHÃ NA EJAC

 NASCIMENTO Washington Luiz
TRABALHANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA JOAQUIM ANDRE CAVALCANTE RELACIONANDO O SERTÃO COM UM AMBIENTE DE ENSINO E APRENDIZAGEM

 Laiane Coelho RODRIGUES
UMA INTERSECÇÃO ENTRE SERTÃO, LITERATURA E INTERDISCIPLINARIDADE COM UM NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE PELO PIBID CAMPUS PETROLINA

 ERAYLSON Galdino S
USO DA TECNOLOGIA E DE JOGOS, AUXILIANDO NA APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
PEREIRA DE SOUSA , Cícero Edlânio
VIVENCIANDO A PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS POR MEIO DO PIBID: INTRODUÇÃO DE PESQUISAS REALIZADAS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM ANDRÉ CAVALCANTI.

 Renata Alves de BRITO
VIVÊNCIAS PRÁTICAS/PEDAGÓGICAS NO DIA-A-DIA ESCOLAR

EIXO 2. Ensino da Matemática -29
*Local: Sala 4 – térreo, Curso de Pedagogia (9h às 12h)
MAXIMO, Isa Layane
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE PROBABILIDADE
SILVA, D. I.B
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS
SILVA, Roseane Ribeiro da.
A IMPORTÂNCIA DO JOGO DOMINÓ DA DISTRIBUTIVIDADE PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Valéria da Silva SANTOS
A IMPORTANCIA DO MATERIAL CONCRETO CONSTRUIDO DE ORIGAMI NO ESTUDO DOS SOLIDOS PLATÔNICOS
Augusto César dos SANTOS
A MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Taciana Raphaelle Silva dos SANTOS
A RELAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COM O FENOMENO FISICO- QUEDA LIVRE
Celiane Geiza da Silva MIRANDA/ Lucília Batista Dantas PEREIRA
ABORDAGEM DO JOGO PIFF GEOMÉTRICO NAS TURMAS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO NUMA TENTATIVA DE MELHORAR A APRENDIZAGEM.
MOURA, Jefferson Dias
APLICAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS NUMA TENTATIVA DE MELHORAR A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM
JUNIOR, Z. L.S
APLICAÇÃO DO CONCEITO E DEFINIÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS
Eriverton José de SOUZA
APLICAÇÕES DAS EQUAÇÕES MATEMÁTICAS NO FENÔMENO DE QUEDA LIVRE: UMA PROPOSTA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E MODELAGEM MATEMÁTICA
Eva Patrícia Henrique LEITE
APLICAÇÕES DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULO
Débora Ada de SOUZA
APLICAÇÕES DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
José de Farias Santos
APRENDIZAGEM E DESAFIOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Jarcielle Nunes de Barros ALMEIDA
AULAS MOTIVACIONAIS USANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Daniel Costa Silva
Brincando com as Frações
CAMPOS, William Rian Alcantara
BRINCANDO COM AS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NA SALA DE AULA
LIMA, Jakeline Soares
COMPUTAÇÃO INTERDISCIPLINAR: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA
NASCIMENTO, J. M. F.
COMPUTAÇÃO/INTERDISCIPLINAR
A INTERDISCIPLINARIDADE DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA
SILVA, Ilgsson Braga de Morais
CONCEITOS E DEFINIÇÕES FÍSICOS E MATEMÁTICOS INERENTES AO FENÔMENO DE QUEDA LIVRE COMO UMA INTERVENÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
SANTANA, Giselli Cristine Nunes de
CONTRIBUIÇÕES INTERATIVAS DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O CRESCIMENTO COGNITIVO DO ALUNO
Juliene Correia da SILVA
DESAFIOS DO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
SILVA, João Leno Olegário da
DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES QUE AUXILIARÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Luiz Carlos Albuquerque SANTOS
DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Éder Leonardo Monteiro Ferreira
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO INTRODUTORIO DE PORCENTAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
SALES JUNIOR, Tácio Roberto,
EM BUSCA DE UMA NOVA PRÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Marta Michele de Oliveira LIMA
ENSINO DA MATEMÁTICA A LEITURA EM FUNÇÃO DA MATEMÁTICA
Raul Matheus De SOUZA
EXPERIÊNCIA DA PRATICA DOCENTE DE UM BOLSISTA DO PIBID: JOGOS E
BRINCADEIRAS NO ENSINO DAMATEMÁTICA
Luciana Vieira dos SANTOS
FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDANDO A MATEMÁTICA NO COTIDIANO
Ednilson Leão dos SANTOS
FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDANDO A MATEMÁTICA NO COTIDIANO


EIXO 2. Ensino da Matemática -30
Sala 15 – 1º andar, Curso de História (9h às 12h) (9h às 12h)
SOUZA, Victor Louis Rosa de
JOGO BANCO DAS FUNÇÕES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE CONCEITUALIZAÇÃO DE FUNÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
André FELLIPE Queiroz Araújo
JOGO MATEMÁTICO COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE POTÊNCIA.
José Roberto de Oliveira SANTOS
JOGOS COM FRAÇÂO
Laiane Gonçalves de LIMA
JOGOS COM SUCATA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA E SEUS BENEFÍCIOS PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º E 7º ANO
ALVES, Meykson Erick de Andrade
JOGOS E BRINCADEIRAS COMO METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
Whellington dos Santos BASTOS
JOGOS MATEMÁTICOS COMO MECANISMO DE APRENDIZAGEM
Antonio Marcos da Silva
JOGOS MATEMÁTICOS E OS DESAFIOS DE TRABALHAR A MATEMÁTICA EM SALA
VASCONCELOS, M. M.S.
O CARÁTER DOS JOGOS MATEMÁTICOS: UMA METODOLOGIA E PROPOSTA
Demettrius Giulliano Barros SIQUEIRA.
O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS ATRAVÉS DE JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS
José André Bezerra da CRUZ
O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS ATRAVÉS DE JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS
Marcel Muniz VILAÇA
O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS ATRAVÉS DE JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS
SILVA, A. S.
O JOGO COMO PROPOSTA REFLEXIVA E AUXILIADORA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE POTENCIAÇÃO NO ÂMBITO DA TEORIA DA MEDIAÇÃO
Cicera Diedja cordeiro Silva
O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Márcia Poliana da Silva
O USO DE JOGOS NO ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
SILVA, M. D.
O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DE POTÊNCIA: UMA ABORDAGEM PRÉVIA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIA
OLIVEIRA, José Wilker Alves de
O USO DO JOGO: BINGO DOS INTEIROS, COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DAS PROPRIEDADES OPERATÓRIAS ENTRE NÚMEROS INTEIROS
Eliane Pedrosa da SILVA
O USO DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Edna Pereira Cavalcante XAVIER
OS JOGOS MATEMÁTICOS COMO MÉTODO FACILITADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Maria do Rosário Alves PATRIOTA
PIBID EM AÇÃO: CONSTRINDO O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE FORMA COLABORATIVA.
Leidiane da Silva VILAÇA
PRÁTICA DOCENTE: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS AUXILIANDO NA APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
SILVA, I. C.A
RECURSO DIDÁTICO: USO DO QUADRADO MÁGICO NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM
Géssica Lopes da SILVA
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA MOBILIZADORA DE SABERES NO ENSINO DA MATEMÁTICA
O JOGO COMO PROPOSTA REFLEXIVA E AUXILIADORA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE POTENCIAÇÃO NO ÂMBITO DA TEORIA DA MEDIAÇÃO
TRABALHANDO COM O TAGRAN EM SALA DE AULA DE FORMA INTERDISCIPLINAR
MENDES, Lucas Oliveira
UMA ALTERNATIVA DIFERENTE PARA ESTUDAR TRIGONOMETRICA EM SALA DE AULA
André FELLIPE Queiroz Araújo
USO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL.
Joelma Maria da SILVA
USO DO ORIGAMI COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
Noel Gomes RIBEIRO
UTILIZAÇÃO DA TENDÊNCIA JOGOS COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
MENEZES, Josemir dos Passos
UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO NA TENTATIVA DE MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
SILVA, R. R.
UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS
Tiago Costa FALCÃO
VIVÊNCIAS NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

EIXO 3. O desafio de uma perspectiva interdisciplinar na construção pedagógica – 34
*Local: Sala 5 – térreo, Curso de Pedagogia (9h às 12h)
Jackson Pereira MEDRADO
A FORMAÇÃO DOCENTE, A TEORIA E A PRÁTICA O SERTÃO NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
LIMA, Regiane Santos
A GEOGRAFIA NO ENSINO INTERDISCIPLINAR PROPOSTO PELO PIBID
SILVA, ALEF ITALO SOUZA
A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO BOLSISTA PIBID
SILVA, Sônia Cristina Bernardo da
A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM LÍNGUA INGLESA
Rafael Diego SILVA
A IMPORTÂNCIA DE CONCILIAR LITERATURA COM MATEMÁTICA
ANTUNES, Rodolfo da Rocha
A IMPORTÂNCIA DO PIBID COMO PESQUISA, TANTO PARA OS DISCENTES QUANTO FUTUROS DOCENTES NO ASPECTO DO CONHECIMENTO DO SERTÃO E AS VANTAGENS DA INCLUSÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE
Myllena Alves de JESUS
A IMPRESCINDIBILIDADE DE TRANSPOR O SABER FRAGMENTADO: (RE) CONHECENDO O SALUTAR UNIVERSO DA INTERDISCIPLINARIDADE
ASSIS, Tereza Emanuela de Menezes
A INTERDISCILINARIDADE NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
Emanuelly Alípio CABRAL
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM DESAFIO NA SALA DE AULA
Emanuelly Alípio CABRAL
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM DESAFIO NA SALA DE AULA
SILVA, F.M. J.
A INTERDISCIPLINARIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Wesley Filipe Gomes DUTRA
A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Cheyenne Fernandes SILVA
A INTERDISCIPLINARIDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
NASCIMENTO, Thais Lan Paulino
A INTERDISCIPLINARIDADE PELO VIÉS DE OBRAS LITERÁRIAS E SUA INTERFACE COM A IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID NA UPE-CAMPUS PETROLINA
YAMAMOTO, Flávia Ferreira
A LITERATURA SOBRE O SERTÃO NA ESCOLA: DISCUSSÕES SOBRE A PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE
Franciel Coelho Luz de AMORIM
A RELAÇÃO HISTÓRIA-LITERATURA: PROJETANDO O SERTÃO NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO
SANTOS, Cosma Ines Bezerra
A RELAÇÃO SERTÃO/ LITERATURA NA PROMOÇÃO DA IDENTIDADE REGIONAL PELO PIBID.
Kiaria Arlinda Alves dos Santos
A RELAÇÃO SERTÃO/LITERATURA NA PROMOÇÃO DA IDENTIDADE REGIONAL PELO PIBID DURANTE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
MOREIRA, Carmélia Félix
A UNIVERSIDADE DENTRO DA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO POSITIVA PARA A INSTITUIÇÃO DE ENSINO E NECESSÁRIA PARA O ALUNO GRADUANDO
Ícaro C. Nonato
A VERDADEIRA PROBLEMÁTICA DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS
Daniela Oliveira VILELA
AULAS MOTIVACIONAIS E DINAMIZADAS COM O APOIO DO CONTEXTO HISTÓRICO, NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
MARIANO, José Matheus
CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES DIRETRIZES E REALIDADE
ODILONICE MOURA DE LUCENA RAMOS
CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ RODRIGUES PARA FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES BOLSISTA DO PIBID-UPE DE PEDAGOGIA
Carvalho, Tatiana Maria
DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA INGLESA NA SALA DE AULA
Elaine Alves de ARAÚJO
ENSINANDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO: O QUE O PROFESSOR PODE FAZER PARA QUE O ALUNO APRENDA A DISCIPLINA DE FORMA DINÂMICA E ATRATIVA?
Juliana de Santana DUARTE
ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE: ESTRATÉGIAS PARA REPENSAR O CONCEITO DE SERTÃO
SILVA, Ana Patrícia Gadelha da Costa
ESCOLA E PIBID JUNTOS ATÉ PINTANDO O SETE DÁ CERTO
TENORIO, Eva Leidymar Chalegre
ESCOLA E UNIVERSIDADE: UMA PARCERIA IMPRESCINDÍVEL
CÉLIA MARIA MAGALHÃES GOMES
EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS DO PIBID-UPE DO CURSO DE PEDAGOGIA
SILVA, Samara Pereira da
FACEBOOK? PRESENTE! INTERDISCIPLINARIDADE? PRESENTE!
Lucas Matheus Viana SILVA
HISTÓRIA E LITERATURA UMA COSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SERTÃO NA PRÁTICA DOCENTE
MELO, Áthila Hudson Ferreira
INTERDICIPLINARIDADE NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SILVA, Raul Antonio
INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DA GEOGRAFIA: COMO SER TRABALHADA?

EIXO 3. O desafio de uma perspectiva interdisciplinar na construção pedagógica – 34
*Local: Sala 7 – térreo, Curso de Pedagogia (9h às 12h)
SANTANA, Isabel Cristina Barros de
INTERDISCIPLINARIDADE: TEORIA E PRATICA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES NA PERSPECTIVA DO PIBID
Isaac Newton de Moura Lira
INTERDISCIPLINARIDADE: UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA A CONSTRÇÃO DE CONHECIMENTO
César Augusto Francisco de MELO
MATEMÁTICA INTERDISCIPLINAR PRESENTE FORA DA SALA DE AULA
Bárbara Elisa de Souza Rolim CAVALCANTI
O CONCEITO DE SERTÃO COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE PENSAMENTO NA SALA DE AULA: ABORDAGENS DE UMA NOVA PERSPECTIVA DE SE ENSINAR
SILVA, Maria de Fátima Alves Dias da
O DESAFIO DE ENSINAR LÍNGUA INGLESA INTERDISCIPLINARMENTE
Eldalice de Souza e SILVA
O DISCURSO FREIREANO NAS AÇÕES DO PIBID
ALENCAR Luiz Henrique da Silva
O GRITO DA REALIDADE EDUCACIONAL EM CLÊMENCIA Á INTERDISCIPLINARIDADE
BANDIM, Mona Mirelly Viana
O PROFESSOR DE HISTÓRIA COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO: A INTERDISCIPLINARIDADE PARA UM APRENDIZADO AMPLO E PRAZEROSO
SANTOS, Helane Dias Dos
O ROMANCE D´A PEDRA DO REINO E UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO SERTÃO NORDESTINO NA NARRATIVA LITERÁRIA DE ARIANO SUASSUNA SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA
Jessica Santos VASCONCELOS
O SENTIDO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE UMA NOVA VISÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE
Maísa dos Santos SOUZA
O SERTÃO INTERDISCIPLINAR NA DOCÊNCIA
Hildoberto Ferreira Guimarães
O SERTÃO: EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DE OBRAS LITERARIAS EM SALA DE AULA NA ESCOLA OTÁCILIO NUNES PETROLINA
Wanderson Cabral da SILVA
O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NAS RELAÇÕES DE ENSINO APRENDIZAGEM
Germana Cardoso de SANTANA
OFICINAS DO PROJETO SAÚDE PÚBLICA E AS DIMENSÕES DA INTERDISCIPLINARIDADE E OS ATELIÊS REFLEXIVOS DE FORMAÇÃO UM CAMINHAR PARA O AUTOCONHECIMENTO
FEITOSA, Carla Nathali Cavalcanti
ORIENTAÇÃO E ENSINO INTERDISCIPLINAR
SILVA, Aline Alves
OS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DO PIBIB NA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM ANDRÉ CAVALCANTI EM PETROLINA
Flávia Gomes CAVALCANTI
OS IMPACTOS DO PIBID NA UPE- CAMPUS PETROLINA NO ANO DE 2014: EM BUSCA DE RESSIGNIFICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Vanderlei Meira de Araujo FILHO
PENSAMENTO COMPUTACIONAL NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Mágda Dornelas ALBUQUERQUE
PERSPECTIVA ESCOLAR NAS AÇÕES PIBIDIANAS
LIMA, Adrianny Maria Barbosa de
PERSPECTIVA ESCOLAR NAS AÇÕES PIBIDIANAS - IDEB
LIMA, Maria Ednalva.
PERSPECTIVAS DE SE TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIDADE A PARTI DE OBRAS LITERÁRIAS NA ESCOLA JOAQUIM ANDRE CAVALCANTI
Juliana Santos da SILVA
PERSPECTIVAS ESCOLARES NAS AÇÕES PIBIDIANAS – IDEB
BARBOSA, Gustavo Felipe
PESQUISA E COMPREENSÃO INTERDISCIPLINAR COM O AUXÍLIO DO PROFESSOR DENTRO DA LEITURA
Aline Jeronimo BARROS
PLANEJAMENTOS E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: UMA EXPERIÊNCIA
Joaquim Manoel FLORÊNCIO
PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOCENTE
Erikson Antônio Ferreira da SILVA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA BUSCA DE UMA ESCOLA INTERDISCIPLINAR
Maura Sandra Coelho De Aquino
PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES E DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS BOLSISTAS DO PIBID/BIOLOGIA NA ESCOLA JOAQUIM ANDRÉ CACALCANTE
Deylla da Silva BARROS
RELATO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO: TRABALHANDO A AGRICULTURA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Samara Pereira MEDRADO
RESSIGNIFICANDO APRENDIZAGENS: OS IMPACTOS DO PIBID A PARTIR DA RELAÇÃO SERTÃO/NATUREZA POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE
TORRES, Fábio Gonçalves de Oliveira
RESSIGNIFICANDO O CONCEITO DO SERTÃO POR MEIO DAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO PIBID
GUIMARÃES; Luiz Carlos Rodrigues
ROMANCE D’A PEDRA DO REINO DE ARIANO SUASSUNA: A NARRATIVA LITERÁRIA NA COMPREENSÃO DO PENSAMENTO E DAS CONSTRUÇÕES SOCIAIS EM TORNO DO SERTÃO NORDESTINO NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Angela Patrícia Alves de OLIVEIRA
SERTÃO: UMA CONSTRUÇÃO DO IMAGINARIO
AQUINO, Maura Sandra Coelho
SUBPROJETO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES E DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS BOLSISTAS DO PIBID/BIOLOGIA NA ESCOLA JOAQUIM ANDRÉ CACALCANTE
Clara Ruth Barros AMANCIO
SUPERANDO OS DESAFIOS DE TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIDADE
TORRES, Fábio Gonçalves de Oliveira
SUPORTE COMO DETERMINANTE DE ESTÍMULO E INTERESSE DO ALUNO NA LEITURA DA OBRA “VIDAS SECAS” NA ESCOLA JOAQUIM ANDRÉ CAVALCANTI DURANTE A REALIZAÇÃO DO PIBID
Maria Luiza da SILVA
TRABALHANDO A SUSTENTABILIDADE ATRÁVES DO GÊNERO PROPAGANDA: O DESAFIO DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR




EIXO 4. -  Educação Ambiental e a interdisciplinaridade – 30
*Local: Sala 8 – térreo, Curso de Pedagogia (9h às 12h)
Josileide Maria de ANDRADE
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIALOGANDO COM OS TEMAS TRANSVERSAIS
SILVA Josefa Jaqueline
A INPLANTAÇÃO DA HORTA ESCOLAR COMO ISTRUMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PRÁTICA INTERDICIPLINAR NA ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES
Maria Shirleide CAVALCANTE
AGROTÓXICOS: USOS NOS CULTIVOS, PROTEÇÃO E RISCOS DE CONTAMINAÇÕES AO MEIO AMBIENTE E SAÚDE HUMANA
Fernanda Marluze Santos de SOUZA
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DE UM OLHAR INTERSICCIPLINAR NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Perla Candice Gadelha da Costa Silva
CONHECENDO E VALORIZANDO O SERTÃO NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO OTACÍLIO NUNES DE SOUZA – UMA PRÁTICA EDUCATIVA NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA
Carlos Alberto Alves Leite FILHO
CONSCIÊNCIA E CONSCIENTIZAÇÃO NA QUESTÃO LIXO PARA
PENSAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COM A PALAVRA
ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, ZONA RURAL DE
QUIPAPÁ-PE-BRASIL
DAMASCENO, Claudio Silva Junior
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇAO AMBIENTAL DENTRO DA INTERDISCIPLINARIDADE DO PIBID COM ENFOQUE A APRENDIZAGEM DOCENTE
Marcella Rayana SOUSA
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA INTERDISCIPLINARIDADE DO PIBID
Ranielle Vital ROSA
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA INTERDISCIPLINARIDADE DO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL MACIEL MONTEIRO-NAZARÉ DA MATA
SILVA, Maria Cristina Pereira da
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA INTERDISCIPLINARIEDADE DO PIBID-NA ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES
Keytti Marone Ferreira Silva
CONTEXTUALIZANDO O HOMEM/SERTÃO/NATUREZA NA BIOLOGIA A PARTIR DE UMA OBRA LITERÁRIA
Dayanne Ferreira da SILVA
DIMENSÕES E SENTIDOS DAS REPRESENTAÇÕES DE VIDA SAUDAVEL: COM A PALAVRA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL(8°ANO) DE ESCOLA PÚBLICA EM IATI-PE
Ana Cláudia da SILVA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM RECURSOS LINGUÍSTICOS VIVENCIADOS EM SALA DE AULA
Renata Paes de lira
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A INTERDISCIPLINARIDADE
SILVA, Jadiaele Cristina Berto da
EXCURSÃO PEDAGÓGICA REALIZADA COM OS ALUNOS DO INTERDISCIPLINAR DO PIBID DA UPE-CAMPUS MATA NORTE
Tarcísio Souto PEREIRA
INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS CAMPO E SALA DE AULA PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES
SILVA, Ana Regina de Oliveira
INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Hilayane Barbosa Maras da SILVA
INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Mariana Natália Ferreira da SILVA
NARRATIVAS DE FORMAÇÃO DE OFICINAS E ATELIÊS: REVELEÇÕES DAS VIVÊNCIAS/EXPERIÊNCIAS DAS RECORDAÇÕES-REFERENCIAS NO PIBID
Severina Alves Dias MARINHO
OFICINA BIOLÓGICA: A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Maria Rafaela Araújo de OLIVEIRA
PIBID ESPECÍFICO DE PEDAGOGIA E PIBID INTERDISCIPLINAR (CIENCIAS BIOLOGICAS E PEDAGOGIA): UMA EXPERIENCIA SINGULAR DE VIDA E FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA
OLIVEIRA, Joseane Portugal de
REAPROVEITAMENTO E DESPERDICÍO DE ALIMENTOS NA VIDA COTIDIANA: AFALA DE DISCENTES DE ESCOLA PÚBLICA
NASCIMENTO, Maria Aline Valadão
RELAÇÃO DOS ALUNOS BOLSISTAS DO PIBID BIOLOGOIA COM AS TURMAS DO 9°A E B DA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM ANDRÉ CAVALCANTI.
ARCOVERDE, Genicélia Cardozo de Lima
RELATO DE VIVÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA (HIGIENE CORPORAL, BUCAL E AMBIENTAL) E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES DE APRENDIZAGENS DO PIBID
Aline Teixeira da CONCEIÇÃO
SIGNFICANTES E SENTIDOS DA RECICLAGEM: REVELAÇÕES DE DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTALDE ESCOLA PÚBLICA GARANHUNS-PE-BRASIL
Elida Rodrigues PORTO
SIGNIFICANTES DAS REPRESENTAÇÕES DE PROBLEMAS AMBIENTAL: DAS INTERVENÇÕES NA NATUREZA E SAÚDE
LIMA, Eilândia Souza
SUBPROJETO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: A CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL OTACÍLIO NUNES DE SOUZA NA CIDADE DE PETROLINA SOBRE AS RIQUEZAS DA REGIÃO NORDESTINA
Klebson Cordeiro da Silva LIMA
TEORIA E PRÁTICA ENTRECRUZADA EM VIVÊNCIAS NO PARQUE PAU POMBO E SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO PIBID
NUNES, Daniella Vieira
UMA ABORDAGEM A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO COLÉGIO JOAQUIM ANDRÉ NO 9 ANO A COM ÊNFASE NO TEMA NATUREZA/SOCIEDADE
Layze Valentim de MELO
VIVÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE E NA ESCOLA: REVELAÇÕES DE AULAS CRITIVAS COM ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PEDRO-GARANHUNS/PE
André Basílio da SILVA
VIVÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE RUBER VANDER LINDEN E NA ESCOLAMÁRIO MATOS: UMA EXPERIENCIA SINGULAR NO PIBID NA UPE-GARANHUNS

EIXO 5. -  Formação de professores – 24
*Local: Sala 09 – 1º andar, Curso de Geografia (9h às 12h)
Julierme Castro dos Santos PINHEIRO
A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO PROFESSOR DE MATEMÁTICAO

 SANTOS, Claudejane Rufino dos
A CONTRIBUIÇAO DO PIBID NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NUMA RELAÇÃO DE CONHECIMENTO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS

 Ana Naiara Vicente de Goés
A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
OLIVEIRA, Maria Auzenira de
A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOS BOLSOSTAS ENQUANTO FUTUROS DOCENTES

 Carla Roberta Farias ELFORD
A FAMÍLIA EM UMA PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO PARA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

 Danilo CORSINO de Queiróz Albuquerque
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O DISTANCIAMENTO DA REALIDADE ESCOLAR

 Mércia Figuerêdo Duarte MORAES
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DO GRADUANDO ATRAVÉS DO PIBID COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Jaqueline Pereira da Silva CANDIDO
A IMPORTÂNCIA DE UMA CONSTRUÇÃO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

 CAVALCANTE, Maria Neci Gomes
A IMPORTÂNCIA DO PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA UPE CAMPUS PETROLINA

 Jhonatha Claudino Araujo ALVES
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO DE LICENCIATURA
SANTOS, Vanessa Regina Andrade dos
A IMPORTÂNCIA DO PIBID/CAPES PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS

 BRITO, Guilherme Antônio Oliveira Ramos de
A IMPORTÂNCIA DO PIBID/CAPES PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
SILVA, Ellen Joyce Soares da
A IMPORTÂNCIA DO PIBID: UMA INICIATIVA PARA O APERFEIÇOAMENTO E A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

 Natália Maria da SILVA
A INCIDÈNCIA DO BULLYING NA ESCOLA DOM CARLOS COELHO, NAZARÉ DA MATA-PE

 SANTOS, Andreza Bezerra Felipe dos
A INFLUENCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES

 ARRUDA, Luan Henrique Silva
A MEDIAÇÃO PROFESSOR – ALUNO: UMA ANÁLISE EM TORNO DOS FENÔMENOS QUE CIRCUNDAM ESSA RELAÇÃO

 Vania de Moura Barbosa DUARTE
A PRÁTICA COLABORATIVA CONTRIBUINDO NO PROCESSO DA INICIAÇÃO À DOCENCIA EM MATEMÁTICA

 Edilma Maria da Silva ROQUE
A PRÁTICA DA LEITURA COMO MEIO DE FORMAÇÃO

 Ivan Soares dos SANTOS JÚNIOR
A PRÁTICA DA LEITURA COMO MEIO DE FORMAÇÃO

 Ivan Soares dos SANTOS JÚNIOR
A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DO ENSINO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA

 Adrielly RODRIGUES Silva
A Relação PIBID e Escola: Desenvolvimento da Formação Critica sobre a Prática

 SOUSA, Andreia Araujo
ANALISANDO O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 Giane Florentino Rodrigues de BRITO
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESORES


EIXO 5. -  Formação de professores – 23
*Local: Sala 10 – 1º andar, Curso de Geografia (9h às 12h)

 Maria Joselane da Silva COSTA
AS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES ACERCA DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

 André Felipe Gomes do NASCIMENTO
ATITUDES INTERDISCIPLINARES DO PESQUISADOR NAS “AÇÕES” DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
Sávia Marinela Ferreira da SILVA1
COMPREENDENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO

 NASCIMENTO, Maria JosicleideCarvalho
CONSTRUINDO SABERES

 ODILONICE MOURA DE LUCENA RAMOS
CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ RODRIGUES PARA FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES BOLSISTA DO PIBID-UPE DE PEDAGOGIA

 VIEGAS, Renato Henrique de Souza
DA DISCENCIA À DOCÊNCIA
OLIVEIRA, Gessika Gabriela da Conceição
DEFICIÊNCIA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO INGLÊS NO BRASIL

 Roberta de Fátima Santana Valentim da SILVA
ENVOLVER PAIS E RESPONSÁVEIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

 Jaqueline Pereira da Silva CANDIDO
EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE : A IMPORTÂNCIA DOS VALORES E DAS REGRAS NO CONVIVIO SOCIAL/ DO ERRO AO ACERTO

 Maria Alcione Pereira ARAÚJO
EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE DE UMA BOLSISTA DO PIBID: A IMPORTÂNCIA DOS VALORES PARA A SOCIALIZAÇÃO HUMANA/ O ERRO COMO PERSPECTIVA DE ACERTO

 CÉLIA MARIA MAGALHÃES GOMES
EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS DO PIBID-UPE DO CURSO DE PEDAGOGIA

 FERREIRA, Maria Edneide
FÁBULAS: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA ESTÍMULO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS CRIANÇAS DO 2º ANO B DO ENSINO FUNDAMENTAL

 Fernanda da Silva ANDRINI
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRABALHANDO JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

 SILVA, Alinne Laynne De Souza
FORMAÇÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: POSSIBILIDADES PROPOSTAS PELO PIBID

 RODRIGUES, Rita Cláudia Batista Ferreira
FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O PIBID COMO POSSIBILIDADE DE INVESTIGAÇÃO- AÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

 MACEDO, Raiane Costa
INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO PARA O PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 Maria Izabel Pontes do Norte ANDRADE
INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

 Karolina Maria Bezerra SANTOS
INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINO E A QUESTÃO DA SEGURANÇA NA CIDADE.

 Luís Gustavo de Azevedo MACÊDO
INTERLIGANDO SABERES: A CONTRIBUIÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA A FORMAÇÃO DO DOCENTE DE HISTÓRIA
Tavares, ANA PAULO UCHÔA CAVALCANTI ALMEIDA
O INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) SUA AÇÃO E PRATICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
RODRIGUES, Tanielia de Souza.
O PIBID COMO INTERMEDIADOR DA FORMAÇÃO ACADEMICA COM A PRATICA DOCENTE

 SILVA, Waldemir Jayffeson de Melo
O PIBID COMO PROVEDOR PARA REALIDADE ESCOLAR

 BELTRÃO, Daniel de França
O PIBID E A RELAÇÃO ESTREITA ENTRE TEORIA E PRÁTICA.

EIXO 5. -  Formação de professores – 23
*Local: Sala 11 – 1º andar, Curso de Geografia (9h às 12h)


 Maria Julia LYRA da SILVA
O PIBID NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 Mádson Francisco da SILVA
O PIBID NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE
OLIVEIRA, Gessika Gabriela da Conceição
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) SUA AÇÃO E PRÁTICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.

 LIMA, Flávio José da Silva
OBSERVAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 DE OLIVEIRA, Rebecca Rodrigues
PARTICIPAÇÕES E INTERVENÇÕES NA ESCOLA CIDADÃO HERBERT DE SOUZA ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) – RELATO DE EXPERIÊNCIA
PARTICIPAÇÕES E INTERVENÇÕES NA ESCOLA CIDADÃO HERBERT DE SOUZA ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) – RELATO DE EXPERIÊNCIA
BEZERRA, Flávio Oliveira
PIBID EM AÇÃO: UM UNIVERSO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA DE APLICAÇÃO

 MENEZES, Gilvaneide de
PIBID: A METODOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

 SANTOS, Laiany Caroliny de Souza Costa
PIBID: AS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA.
.
 LOPES, Everlândia da Conceição.
PIBID: OBSERVAÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ESCOLA NA PÚBLICA
Maria das Dôres Florencio de Araujo SILVA
PIBID: RELAÇÕES DE PODER E AÇÕES – INTERFERÊNCIAS NA FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES

 Késia Gabriela Barbosa de MACEDO
PIBID: SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

 Matheus Duarte Lemos FARIAS
PIBID: UM MEIO DE QUALIFICAR A FORMAÇÃO DOS DOCENTES

 Thayná Priscilla Teixeira Santana
PIBID:ABORDAGEM REFLEXIVA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NUMA ESCOLA MUNICIPAL

 CAVALCANTE, Rosilda Ramos
PIBID:CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA METODOLÓGICA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR

 NOGUEIRA, Débora Anny Granja
PIBID-PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

 SOUZA,Rosimere Moraes de
PRÁTICAS DE LEITURA NO PIBID: ESTRATÉGIAS PARA UM NOVO SABER

 Joscivania Rodrigues Bezerra da SILVA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA SUPERVISORA INTERDISCIPLINAR

 Marilene Vieira Silva TORRES
REFLEXÕES DE VIVÊNCIAS NO PIBID: UMA EXPERIÊNCIA EM SINTONIA COM SEU TEMPO E LUGAR DE FORMAÇÃO

 MOREIRA, Rose Meire Andrade
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS PRÁTICAS DE ENSINO

 MARTINS, Rosimara Pires
REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL

 DE SOUZA, Hugo Avelino
RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID

 Elizabete de Araújo FERREIRA
RELATO DE VIVÊNCIAS NO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO EM GARANHUNS-PE: TROCAS DE EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS E DE VIDA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS

 SANTOS, Camylla Rayanne Dias Semião dos
UMA LEITURA DAS ÁREAS DE ESTUDO NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIA NO PIBID

EIXO 6. -  Tecnologias da educação – 12
*Local: Sala 12 – 1º andar, Curso de Geografia (9h às 12h)
Arnaldo Higor Fortunato LOPES
A COMPUTAÇÃO NO SUBSÍDIO DA EDUCAÇÃO EM UM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Eliane Maria Da SILVA
COMO ENSINAR PARA PESSOAS QUE APRENDEM DE FORMAS DIFERENTES?
Danilo Sipriano do NASCIMENTO
DIMENSÕES E SENTIDOS DAS REPRESENTAÇÕES DO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA PELOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO EM IATI-PE-BRASIL
Mariane Milena Oliveira da SILVA
MULTIMIDIA NA EDUCAÇÃO COM ÊNFASE EM CINEMA MAIS UMA FERRAMENTA PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NAS ESCOLAS
BORGES, Rafael de Souza
O SERTÃO NO SÉCULO XXI
Aline Ferreira Barbosa
O USO DA TECNOLOGIA E DE JOGOS, AUXILIANDO NA APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
Sebastião Rogério da Silva Neto
O USO DA TECNOLOGIA E DE JOGOS, AUXILIANDO NA APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
FERREIRA, Augusto César.
O USO DA TECNOLOGIA POR MEIO DE JOGOS AUXILIANDO NA APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
Helton de Araujo TAVARES
PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA OPORTUNIDADE À PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ivone Mendes EMIDIO
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR
ARARÚJO, Débora da Conceição
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: IMPACTOS E POSSIBILIDADES

EIXO 7. -  Política e gestão na Educação básica – 15
*Local: Sala 13 – 1º andar, Curso de História (9h às 12h)
Débora da Rocha FERREIRA
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DOM CARLOS COELHO
CASTRO Talita
A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR COMO NORTEADOR DA PROPOSTA PEDAGOGICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO
Ericleide Macedo Fernandes
A RELAÇÃO ENTRE A ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA PÚBLICA JOAQUIM ANDRÉ CAVALCANTI E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
MARIANO, José Matheus
CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES: DIRETRIZES E REALIDADE
MARTINS Misia de Lima Nascimento
FUNDAMENTOS ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS DO ENSINO MÉDIO
SANTOS, Thamires
IDENTIDADE, DIVERSIDADE E AUTONOMIA NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA
MARINHO FALCÃO, Vitória Fernanda
INTERVERNÇÕES NA ESCOLA CIDADÃO HERBERT DE SOUZA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
SANTOS, Juliany Maria dos
MARGINALIZAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS
RAMOS, Estela Rodrigues
O PIBID COMO UM FORTALECEDOR DA FORMAÇÃO INICIAL
Carlos Eduardo Dias da SILVA
O PLANEJAMENTO E OS PARÂMETROS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
DAMÁSIO, Emanuelle Luz
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL CIDADÃO HERBERT DE SOUZA
DA CRUZ, Carlos Henrique Ferreira
RELATO DAS EXPERIENCIAS EXERCIDAS NA ESCOLA MUNICIPAL HERBERT DE SOUZA
Ivana Siqueira TEIXEIRA
REPENSANDO O MODELO EDUCACIONAL BRASILEIRO DO SÉCULO XXI
Héber Joás L.M.
SUBPROJETO PIBID/CAPES: UM PROGRAMA PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

EIXO 8. -  Metodologias de ensino e práticas pedagógicas -32
*Local: Sala 14 – 1º andar, Curso de História (9h às 12h)

SILVA, Isadhora Araújo Lucena
A COMPUTAÇÃO DESPLUGADA NO AUXÍLIO DO ENSINO DA MATEMÁTICA
Jeanny Sheyla Lima de Sousa ALVES
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO
HONÓRIO, Renata Pereira
A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E A CONTRIBUIÇÃO PARA OS DOCENTES DO 1° ANO B DA ESCOLA JOAQUIM ANDRÉ CAVALCANTI ATRAVÉS DE INTERVENÇÕES DINÂMICAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Paulo Sérgio Dantas da SILVA
A JUVENTUDE E SUA IMPORTÂNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR E SOCIAL
MELO, Maria Ediane Tavares de
A LEITURA E O MUNDO MÁGICO
LIMA, Cosma da Silva Ferreira.
A LEITURA E O MUNDO MÁGICO DAS FÁBULAS
Rafaela Martins SILVA
A MÚSICA COMO RECURSO METOLÓGICO EM SALA DE AULA
SILVA, Whodson Robson da
A PEPE COMO FERRAMENTA DA INDISSOCIABILIDADE DO  ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
ALBUQUERQUE¹, Anna Beatriz Ferreira
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA BIOLOGIA
Sineide Maria do NASCIMENTO
A PRÁTICA REFLEXIVA E A INTERDISCIPLINARIDADE A FAVOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
FERREIRA, Lizandra Islla Damacena
A UTILIZAÇÃO DA INFORMATICA COMO MÉTODO DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMATICA
NUNES, Dâmaso Douglas da Silva
ABORDAGEM DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO
SOARES, Maria Margarete Nunes Ribeiro
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIFICULDADE ENCONTRADA NA LEITURA E ESCRITA
Emylle Anne Jerônimo da SILVA
BRINCAR, A MELHOR MANEIRA DE APRENDER
Willames JOSÉ DA SILVA
BULLYING: REALIZANDO UMA NOVA FORMA DE ATUAR PEDAGOGICAMENTE
SILVA, Jaciana de Araújo
DESENVOLVENDO METODOLOGIA DE ENSINO COM A LITERATURA INFANTIL NO PIBID PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
FERRAZ, Samara de Sá
DESMISTIFICANDO O SERTÃO: A COMPREENSÃO DOS ALUNOS
CARDOSO, Joseneide Valeriano
ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ESPANHOL ATRAVES DE JOGOS PEDAGÓGICOS
Isabele Louise MONTEIRO de Farias
EMPREGO DA FLIPPED CLASSROOM (SALA DE AULA INVERTIDA) NO ENSINO FUNDAMENTAL II: O ALUNO NO CENTRO DA APRENDIZAGEM
Lázaro Santana do NASCIMENTO
EXPERIENCIA DO PIBID: POSSIBILIDADE DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NAS AULAS DE DANÇA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
NEVES, Eunúbia Silva das
EXPERIÊNCIA: OS PRIMEIROS PASSOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
MELO, Alana Kalyne Soares Valença de
EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA REDE MUNICIPAL
LIMA, Jennifer Tenório
FÁBULAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA: UMA VIVÊNCIA NO PIBID
SILVA, Girleide Maria da
FÁBULAS: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA ESTÍMULO DA LEITURA E DA ESCRITA ÀS CRIANÇAS DO 2º ANO B DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cenilda Alencar A. Biones
HABILIDADES NECESSÁRIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS
Karla Suelayne Ferreira CORREIA
IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA
MACIEL, Maura Teixeira
INFLUÊNCIA DO GÊNERO FÁBULAS NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA
Reginila Estelita da SILVA
JOGOS EDUCATIVOS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A
EDUCAÇÃO INFANTIL
BEZERRA, João Aluízio Ferraz Gonzaga
JOGOS MATEMÁTICOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA
Aylla Maria Ferreira ALVES
LEITORES E ESCRITORES CRÍTICOS: EMPREGANDO TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS
Lucia Helena Lucena da ROCHA
LEITURA EM SALA DE AULA: MEDIANTE O GÊNERO POEMA


EIXO 8. -  Metodologias de ensino e práticas pedagógicas -31
*sala 16 – 1º andar, Curso de História (9h às 12h)
CRISTIANA, Isadora Alves da Silva
LITERATURA E ENSINO: NOVAS ESTRATÉGIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO 6º ANO “B” DA ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFA. IVONITA ALVES GUERRA
NEVES, Ana Paula Melo das
MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO REFORÇO NA APRENDIZAGEM
Wilson Gonçalves FERREIRA JUNIOR
METODOLOGIAS DE ENSINO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
NASCIMENTO, Tiago Lima do
NOVO MÉTODO DE ENSINO DE BIOLOGIA USUFRUINDO DAS RAIZES LITERARIAS DO SERTÃO NORDESTINO
Alan Almeida CAVALCANTI
O BRINQUEDO E A BRINCADEIRA COMO SUPORTES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM
Alan Almeida CAVALCANTI
O BRINQUEDO E A BRINCADEIRA COMO SUPORTES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM
FERREIRA, Victor Afonso dos Santos
O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA FORMA LÚDICA DE APRENDER
Thatyana Adriana dos Santos SILVA
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE MÚSICAS
Darielle Débora RODRIGUES
O TEXTO NA SALA DE AULA
Darielle Débora RODRIGUES
O TEXTO NA SALA DE AULA
Elias ANCELMO
O USO DA PARÓDIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DO RECURSO LINGUÍSTICO PARÁFRASE
SILVA, Márcia Poliana da
O USO DE JOGOS NO ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
Monteiro, Gabriela Silva
O USO DO CINEMA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA: ALTERNATIVAS DE COMBATE AO ETNOCENTRISMO NO ENSINO REGULAR DE LINGUA ESTRANGEIRA
SILVA, Maria Ecilene da
O USO DOS JOGOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: A LUDICIDADE PARA UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
SILVA, Maria Ecilene da
O USO DOS JOGOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: A LUDICIDADE PARA UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
Maria Manuela Figuerêdo SILVA
OFICINA SOBRE BULLYING: UMA ATIVIDADE I INTERDISCIPLINAR
Heloísa Conceição Alves da Silva
OFICINAS PEDAGÓGICAS NA DINAMICA DAS AÇÕES PIBIDIANAS
José Ricardo Gomes dos SANTOS
Para uma educação transformadora a partir da coletividade
SILVA, Eveline Priscila de Carvalho.
PEDAGOGIA DE PROJETOS: APROXIMANDO AS VIVENCIAS NOS PROJETOS DO PIBID EM ATELIÊS DE NARRATIVA DE FORMAÇÃO
SILVA, Eveline Priscila de Carvalho
PEDAGOGIA DE PROJETOS: APROXIMANDO AS VIVENCIAS NOS PROJETOS DO PIBID EM ATELIÊS DE NARRATIVA DE FORMAÇÃO
Gildeane Pereira dos Santos SILVA
PIBID BIOLOGIA: ROTEIRO METODOLÓGICO INTRODUTÓRIO A PESQUISA APLICADONA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO OTACÍLIO NUNES DE SOUZA
SANTOS, Célia Maria Soares Dos.
PIBID: AS PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LOPES, Rosenilda Bernardo
PIBID: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA COM A VIVÊNCIA DE TEMAS SOBRE DIVERSIDADE EM PRÁTICAS INCLUSIVAS
Bruno TOBIAS MARTINS
PRÁTICA DOCENTE COM ÊNFASE NA EXCURSÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA COM OS ALUNOS DA ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES
REVOREDO, Carlos Luiz Nogueira
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)
Caio NUNES de Oliveira e Silva
RELATO DE EXPERIÊNCIA: HETEREOGENEIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Tiago EMANUEL do Nascimento
RELATO DE EXPERIÊNCIA: SISTEMATIZAÇÃO DO JUDÔ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
SILVA, AILSON EUCLIDES DA
RESUMO SIMPLES DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA
DA SILVA, Geovani Rodrigo Ramos
SISTEMATIZAÇÃO DAS AULAS INICIAIS DA UNIDADE DANÇA
Luciano Evaldo da Silva NASCIMENTO
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO
FREITAS, Fernanda Mendes Chaves
UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO ELEMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL


 19/11 – SIMPÓSIOS
Os simpósios do 1º Seminário Institucional de Iniciação a Docência da UPE tem por objetivo aprofundar os estudos concernentes ao tema geral: Formação docente e a pratica interdisciplinar, a partir das análises dos pesquisadores da UPE e de outros estudiosos de diferentes Universidades, nos seguintes temas:
Simpósio 1 -  Introdução à análise do discurso: principais conceitos e limite teóricos
Pesquisadora convidada: Profa. Ms. Rebeca Lins Simões de Oliveira
Pode colocar a mesma sala e equipe de Fátima Dantas:
*Local: Sala 09 do Curso de Geografia – 1º andar (15h às 18h)
 Coor. Discentes: Franciel Coelho L. de Amorim e Ângela Patrícia Alves de Oliveira – Colegiado de História UPE/Petrolina

Simpósio 2: A Literatura na Escola
*Local: Sala 15 do Curso de História – 1º andar (15h às 18h)
 Pesquisadora convidada: Msa. Aparecida Brandão – UPE/Petrolina
Coor. Discente: Jane cássia Macedo Albuquerque - Colegiado de Letras/Português - UPE/Petrolina

Simpósio 3: Educação Matemática
*Local: Sala 05 apoio aos professores – curso de Pedagogia – térreo (15h às 18h)
Pesquisadores convidados: Ms. João Paulo Carneiro e Ms. Evanilson Landim – UPE/Petrolina
Coor. Discentes: Noel Gomes Ribeiro e Victor Douglas de Souza – Colegiado de Mat.UPE/Petrolina

Simpósio 4 – Educação Ambiental em vivências interdisciplinares: contributos para as memorias de formação docente
*Local: Sala 22 do Curso de Inglês – 2º andar (15h às 18h)
 Pesquisadora convidada: Profa. Dra. Vera Lúcia Chalegre de Freitas
Coor. Discentes:  Alyny Dayany das Dores pedroso e Daniella Vieira Nunes– Colegiado de Biologia UPE/Petrolina

Simpósio 5 - A pesquisa-ação na formação de professores: o Pibid como locus privilegiado
Pesquisadora convidada: Profa. Dra. Adriana de Faria Gehres
*Local: Sala 23 do Curso de Inglês – 2º andar (15h às 18h)
Coor. Discente:  Sávira Marinela Ferreira da Silva - Colegiado de Pedagogia - UPE/Petrolina

Simpósio 6: Etnomatemática como aporte para uma Aprendizagem Significativa em Matemática
*Local: Sala 05 apoio aos professores – curso de Pedagogia – terreo (15h às 18h)
 Pesquisador convidado: Prof. Dr. José Roberto da Silva 
Coor. Discentes: Jefferson Dias Moura e Lucas Mendes Oliveira – Colegiado de Matemática UPE/Petrolina



19/11 – MINICURSOS

São espaços onde são oferecidas atividades de caráter mais teórico, que proporcionam novos conhecimentos e vivências, a partir da experiência de um ou mais dos proponentes do trabalho.

Minicurso 1 - O ensino de história e as práticas interdisciplinares.
Prof. Dr. Bruno câmara e profa. Dra. Janaina Guimarães

*Local: Sala 24 do Curso de Inglês – 2º andar (15h às 18h)

Minicurso 2 - Refletindo sobre protagonismo juvenil e a participação na escola
Raiane costa de Macedo, Andreia Araújo Souza, Rosilda Macena da Silva

*Local: Sala 31 do curso do curso de Matemática – 3º andar (15h às 18h)

Minicurso 3 – A importância da língua de sinais (libras) na pratica educativa da escola
Rose Meire Andrade Moreira, Rosimara pires Martins, Everlandia da conceição Lopes
Maria Lúcia Lopes.

*Local: Sala 32 do Curso do curso de Matemática – 3º andar (15h às 18h)

Minicurso 4 - Alfabetizar e letrar com o uso do lúdico
Laiany Caroliny de Souza Costa Santos, Maria Josicleide Carvalho do Nascimento, Rosilda Ramos Cavalcante, Thayná Priscilla Teixeira Santana 

*Local: Sala 13 – prédio de saúde – 3º andar (15h às 18h)

Minicurso 5 - A leitura em função da Matemática: contando histórias e formando matemáticos. 
Marta Michele de Oliveira lima; Maria Taciana Pereira de Oliveira

*Local: Sala 14 prédio de saúde – 3º andar (15h às 18h)

Minicurso 6. Os jogos como artifícios para a   interdisciplinaridade; 
Andreza Bezerra Felipe dos Santos; Hilayane Barbosa Maras da Silva; Isabel Cristina Barros de Santana; Raul Antônio da Silva.

*Local: Sala 15 prédio de saúde – 3º andar (15h às 18h)



19/11 – APRESENTAÇÃO JOVENS PESQUISADORES

*Local: 6º ano A (ANTIGO PAVILHÃO DE BIOLOGIA) (15h às 18h)
1.    ANDRÉ FELIPE GOMES DO NASCIMENTO, RENATA ALVES DE BRITO e MARIA HELENA ALVES DA CUNHA. Interdisciplinaridade no programa institucional de bolsas de iniciação à docência (Pibid).
2.    MARIA JOSILDA FERREIRA DA SILVA e BRUNO AUGUSTO DORNELAS CAMARA. Entre o antigo e o novo: as práticas de ensino e a questão da interdisciplinaridade.
3.    LUAN HENRIQUE SILVA ARRUDA. A mediação professor-aluno: uma análise em torno dos fenômenos que circundam essa relação.
4.    ALINE ALVES SILVA. Os desafios na implementação da proposta interdisciplinar do Pibid na escola estadual Joaquim André Cavalcanti em Petrolina.
5.    CIRLENE SILVA; JOANA D’ARC ALVES MONTEIRO; FLAVIA FERREIRA YAMAMOTO; APARECIDA VENTURA BRANDÃO. A formação do aluno leitor pela literatura: um olhar voltado para a interdisciplinaridade na obra Vidas Secas de Graciliano Ramos (O Pibid em foco).
6.    KARLA KRUGER e EDNA MARIA ALENCAR DE SÁ. A relação sertão/natureza pelas obras literárias: primeiras reflexões sobre o Pibid e seu contexto interdisciplinar.
7.    GABRIELLA CHALEGRE ALVES. Interdisciplinaridade: caminhos para consecução de práticas.
8.    ISABELA CAMILA BARRETO DE OLIVEIRA; JAINARA COSTA SILVA; NEUZA DA SILVA LANTYER BATISTA e EDNA MARIA ALENCAR DE SÁ. O Pibid como suporte aos alunos de licenciatura em letras/inglês da UPE Campus Petrolina.
9.    MARIA JULIA LYRA SILVA; DANIEL DE FRANÇA BELTRÃO; RENATO HENRIQUE DE SOUSA VIEGAS; RITA CLAUDIA BATISTA FERREIRA RODRIGUES. Dança nas aulas de educação física: uma questão de gênero?
10. GEOVANI RODRIGO RAMOS DA SILVA; LAZARO SANTANA DO NASCIMENTO; ADRIANA DE FARIA GEHRES e RITA CLAUDIA BATISTA FERREIRA RODRIGUES. Intervenção no Pibid: possibilidade de inovação pedagógica nas aulas de dança em educação física escolar.
11. CAIO NUNES DE OLIVEIRA E SILVA; TIAGO EMANUEL DO NASCIMENTO; ADRIANA DE FARIA GEHRES e RITA CLAUDIA BATISTA FERREIRA RODRIGUES. Sistematização do conteúdo luta nas aulas de educação física: o judô como possibilidade na prática pedagógica.
12. FLAVIO JOSE DA SILVA LIMA e TERCINA LUSTOSA BEZERRA. Observação escolar e formação de professores: contribuições da teoria à prática.
13. CARLOS HENRIQUE FERREIRA DA CRUZ; EMMANUELLE LUZ DAMASIO; VITORIA FERNANDA MARINHO FALCÃO e ANA PAULA UCHÔA CAVALCANTI ALMEIDA TAVARES. A educação física como componente curricular: análise do projeto político pedagógico da escola cidadão Herbert de Souza.
14. ULIANE RAIMUNDA NUNES SÁ. O curso de geografia da UPE Pernambuco e as novas perspectivas para formação de professores.
15. THAIS LAN PAULINO NASCIMENTO. A interdisciplinaridade pelo viés de obras literárias e sua interface com a implementação do Pibid na UPE – Campus Petrolina.
16. BARBARA ELISA DE SOUZA ROLIM CAVALCANTI; JULIANA DE SANTANA DUARTE. A historia e a literatura como estruturas discursivas: estratégias de compreensão acerca do sertão.
17. LUIZ CARLOS RODRIGUES GUIMARÃES; HELANE DIAS DOS SANTOS; KALLINE LAIRA LIMA SANTOS. O Romance d’a Pedra do Reino e uma análise da representação do sertão nordestino na narrativa literária de Ariano Suassuna sob uma perspectiva interdisciplinar em sala de aula.
18. JOSCIVANIA RODRIGUES BEZERRA DA SILVA e MERCIA FIGUEREDO DUARTE MORAES. A importância do projeto Pibid como facilitador da aprendizagem de matemática: relato de experiência da supervisão.
19. CELMARA COELHO DE AMORIM e CELICE GOMES DE QUEIROZ. Literatura e geografia: um jeito diferente de analisar e explicar a realidade vivida no sertão nordestino por meio da interdisciplinaridade e contextualização;
20. GUSTAVO FELIPE BARBOSA. Pesquisa e compreensão interdisciplinar com o auxilio do professor dentro da leitura.
21. FRANCIEL COELHO LUZ DE AMORIM. A trama literária e suas dimensões da realidade: o desvelar das contradições históricas do sertão em “Morte e vida Severina”.
22. JOSE CICERO COELHO DE SOUZA e LAIANE COELHO RODRIGUES. Repensando conselhos e práticas educacionais no Pibid: um intersecção entre sertão, literatura e interdisciplinaridade.
23. RAFAELA MARTINS SILVA; DAMIANA DA SILVA FERREIRA e GIANE FLORENTINO RODRIGUES BRITO. A musica como recurso metodológico em sala de aula.
24. FLAVIA GOMES CAVALCANTI; SAMARA PEREIRA MEDRADO e MARIA APARECIDA BRANDÃO. Ressignificando aprendizagens: os impactos do Pibid, a partir da relação sertão/natureza por meio da interdisciplinaridade.
23.SAMARA PEREIRA DA SILVA e EDNA MARIA ALENCAR DE SÁ. Facebook? Presente! Interdisciplinaridade? Presente!
24. Alinne Laynne de Souza Silva. Formação docente numa perspectiva interdisciplinar: possibilidades propostas pelo Pibid.
25. EDNA PEREIRA CAVALCANTE XAVIER e LUCILIA BATISTA DANTAS PEREIRA. Os jogos matemáticos como método facilitador no ensino-aprendizagem de matemática.



*Local:  6º ano B (ANTIGO PAVILHÃO DE BIOLOGIA) (15h às 18h)

26. LARISSA KYMBERLI LOPES DA SILVA. Os múltiplos olhares sobre o “sertão”: uma proposta para o ensino de história.
27. JOSE MATHEUS MARIANO. Contextualização dos conteúdos escolares: diretrizes e realidade.
28. MARIA ALICE SIQUEIRA DA SILVA. A construção imagética do sertão por alunos do 1º ano do ensino médio a partir da leitura de morte e vida Severina vivenciada pelo Pibid.
29. CAMYLLA SANTOS. Uma leitura das áreas de estudo no ensino médio: experiência do Pibid.
30. FELISMARA CAVALCANTI COELHO. Os múltiplos olhares sobre o sertão a partir da obra morte e vida Severina: intercambio de saberes no Pibid.
31. FREDSON PEREIRA DA SILVA. A interdisciplinaridade na relação sertão/natureza por meio da literatura.
32. MARIA DO ROSARIO ALVES PATRIOTA; CICERA DIEDJA CORDEIRO DA SILVA; VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE. Construindo o conhecimento geométrico por meio de práticas e atividades colaborativas.
33. DEBORA CRISTINA GUEDES. Estereótipos criados do sertão com o uso de imagens e ilustrações – o Pibid como um programa para uma nova releitura dessas conotações através de obras literárias no ensino básico da escola Joaquim Andre Cavalcanti-Petrolina-PE.
34. TALITA FRANCISCA CASTRO SILVA. A organização curricular como norteador da proposta pedagógica escolar no ensino médio.
35. MARIA AUZENIRA DE OLIVEIRA; FABIO GONÇALVES DE OLIVEIRA TORRES; MARIA APARECIDA VENTURA BRANDÃO. Ressignificando o conceito do sertão por meio das atividades didático-pedagógicas no Pibid.
36. ISADORA CRISTIANA ALVES DA SILVA. Literatura e ensino: novas estratégias teórico-metodológicas no 6º ano “B” da escola de aplicação Profa. Ivonita Alves Guerra.
37. ÉRIKA CECÍLIA BATISTA RÊGO; VALERIA AGUIAR DOS SANTOS. O uso do jogo potenciação floral: uma estratégia para o ensino da matemática.
38. PAULO SERGIO DANTAS DA SILVA. Perspectiva interdisciplinar: interação e convivência escolar.
39. JANE CASSIA MACEDO ALBUQUERQUE; KESIA GABRIELA BARBOSA DE MACEDO e VITÓRIA CASTRO E SILVA. Estudando o sertão na perspectiva interdisciplinar do Pibid – um olhar voltado para a obra morte e vida Severina.
40. BRUNO TOBIAS MARTINS; ISABEL CRISTINA BARROS DE SANTANA; EMILIANA DANTAS DE PAULA MATÃO. Interdisciplinaridade: teoria e prática na formação de docentes na perspectiva do Pibid.
41. EDILEIDE HELENO VIEIRA DA SILVA. Discutindo a relação de gênero no âmbito escolar.
42. FRANCIELMA DE SOUZA GOMES. Contribuição do Pibid na formulação de outros conceitos sobre o sertão relacionado com obras literárias.
43. IVAN SOARES DOS SANTOS JUNIOR. Um olhar para as estrelas: a experiência docente numa perspectiva interdisciplinar da história da ciência.
44. LUIS GUSTAVO DE AZEVEDO MACEDO. Ensino da história e interdisciplinaridade: novas práticas e novos saberes na formação de novos docentes.
45. LUCIANA EVALDO DA SILVA NASCIMENTO. Realidade do ensino de geografia na escola Joaquim André com a chegada do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – Pibid.
46. LUCAS MATHEUS VIANA SILVA. História e literatura: uma construção do conceito de sertão na prática docente.
47. CHYRLANY GOUVEIA DA SILVA. Leitura e codificação adequada: um novo olhar para processo de ensino-aprendizagem no de resolução de problemas matemáticos.
48. LUCAS BELFORT DE FRANÇA. O sertão e a importância da interdisciplinaridade no ensino-aprendizagem por intermédio de obra literária.
49. Ângela Patrícia Alves de Oliveira; Rita Angélica Alves de Santana. Sertão: um conceito a ser mudado utilizando a interdisciplinaridade.
50. REGIANE SANTOS LIMA. A geografia no ensino interdisciplinar proposto pelo Pibid.


Dia 19/11– MESA REDONDA:
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ATUALIDADE
*Local: auditório da UPE/Petrolina (19h às 22h)
Convidados: Dra. Virginia Ávila – UPE, Dra. Adelina Bizarro – UPE, Dr. Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues - UPE
Mediador: Ms. Edinaldo Torres - Univasf/Juazeiro
20.11 - EDs – Nos mesmos espaços e horário
20.11 – FORUNS
Fórum 1: Supervisores
*Local: sala 09 do Curso de Geografia 1º andar (15h às 18h)

Fórum 2: Coordenadores
*Local: sala 15 do Curso de História 1º andar (15h às 18h)
Dia 21.11 -  EDs – Nos mesmos espaços e horário
21/11 – MINICURSOS - Nos mesmos espaços e horário
21/11 – APRESENTAÇÃO JOVENS PESQUISADORES Nos mesmos espaços e horário
Dia 21.11 SIMPÓSIOS
Simpósio 1: Analise ambiental
*Local: Sala 09 do Curso de Geografia – 1º andar (15h às 18h)
 Pesquisadores convidados: Dr. Lucas Calvacanti e Dr. Antônio Marcos
Coor. Discentes: Celmara Coelho Amorim e Fredson Pereira da Silva – Colegiado de Geografia UPE/Petrolina

Simpósio 2: Literatura como formação
*Local: Sala 15 do Curso de História – 1º andar (15h às 18h)
 Pesquisadora convidada: Prof. Dr. Alexandre Furtado de Albuquerque Correa
Coor. Discente: Laiane Coelho -  Colegiado de Letras/Português - UPE/Petrolina

Simpósio 3: As contribuições do Pibid na formação de professores
Pesquisadora convidada: Profa. Ms. Giane Florentino Rodrigues de Brito
Local: sala 6º ano C (ANTIGO PAVILHÃO DE BIOLOGIA  (15h às 18h)
Coor. Discente: Discente Débora Guedes – Colegiado de Geografia UPE/Petrolina


Simpósio 4: A Educação escolar na contemporaneidade
*Local: Sala 22 do Curso de Inglês – 2º andar (15h às 18h)
 Pesquisadora convidado: Msa.  Edilane Teles - UNEB/Juazeiro
Coor. Discente: Elisangela Soares da Silva e Steffany da Silva Ribeiro – Colegiado de Pedagogia - UPE/Petrolina

Simpósio 5: A interdisciplinaridade do pensamento computacional na educação básica
*Local: Sala 23 do Curso de Inglês – 2º andar (15h às 18h)
 Pesquisador convidado:  Prof. Ms. Haroldo José Costa do Amaral
Coor. Discentes:  Samara Pereira da Silva– Colegiado de Inglês UPE/Petrolina

Simpósio 6: A prática colaborativa contribuindo no processo da iniciação à docência em matemática.     
*Local: sala 7º ano A (ANTIGO PAVILHÃO DE MATEMÁTICA) (15h às 18h)
 Pesquisador convidado:  Prof. Ms. Vânia Moura Barbosa Duarte

Coor. Discentes: Gilca Francisca - Colegiado de Matemática UPE/Petrolina



21/11 – CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
Teatro – Escola de Aplicação
EDUCAÇÃO E ÉTICA

*Local: auditório da UPE/Petrolina (18h às 21h).
Convidadas: Dra. Waldênia Leão – UPE e Ms. Ednaldo Torres – Univasf.
Mediador: Ms. João Paulo Barbosa – UPE/Petrolina

21.11 – PIBID/FEST

*Local: Pátio em frente à Direção (a partir das 21h)

OBS:
·         Amostras dos trabalhos desenvolvidos pelas Escolas parceiras do PIBID/Petrolina – durante todo evento;

·         Apresentação artística das escolas – 18h às 19h.