- OBS: Os Espaços de Diálogos, bem como, apresentação dos Jovens Pesquisadores ocorrerão nas salas em forma de diálogo - oral. Assim, a presença é imprescindível, ou seja, 100%. As apresentações serão seguidas de debates pelos presentes.
PROGRAMAÇÃO DO 1º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DA UPE
18 A 21 DE NOVEMBRO DE 2014
PROGRAMAÇÃO
DETALHE DA PROGRMAÇÃO
18/11 –
CONFERENCIA DE ABERTURA
FORMAÇÃO DOCENTE E A PRATICA
INTERDISCIPLINAR
*Local: auditório da UPE/Petrolina
(19h às 22h)
Convidados: Dra. Maria de Fátima Gomes – UPE, Msa. Edilane
Carvalho Teles - UNEB-Juazeiro.
Mediadora: Dra. Janaina Guimarães – UPE/Petrolina
Dia 19, 20 e 21/11 - ESPAÇOS DE
DIÓLOGOS
Esta atividade contempla
o debate de trabalhos (pesquisa em andamento ou concluída), dentro dos eixos
temáticos e áreas do evento. Nela, tanto os participantes com trabalhos
inscritos, como aqueles sem trabalhos inscritos têm a oportunidade de discutir,
apresentar experiências e trocar informações. Cada autor poderá apresentar Até
02 trabalhos e deverá ter 100% de frequência no seu ED, sendo que a carga
horária é de 16 horas.
EIXO 1.
- Práticas Interdisciplinares no ensino –
29
*Local: Sala 1 – térreo, Curso
de Pedagogia (9h às 12h)
Odailson Ricardo de Almeida Cavalcanti ROCHA
|
A COMPUTAÇÃO COMO FORMA DE AUXÍLIO NA
APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR
|
Maria Alice Siqueira da SILVA
|
A CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA DO SERTÃO POR
ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA LEITURA DE MORTE E VIDA SEVERINA
VIVÊNCIADA PELO PIBID – CAMPUS PETROLINA
|
SOUZA, Liliane Maria
|
A CONTRIBUIÇÃO DO SUBPROJETO
INTERDISCIPLINARPIBID\CAPES LETRAS INGLÊS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA
ESTADUAL
|
FERREIRA, A. C. A.
|
A CULTURA SERTANEJA E A
INTERDISCIPLINARIDADE
|
MONTEIRO, Joana D’arc Alves
|
A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR PELA LITERATURA:
UM OLHAR VOLTADO PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NA OBRA VIDAS SECAS DE
GRACILIANO RAMOS (O PIBID EM FOCO)
|
Paula Cristinne Torres
MARINHO
|
A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE
NO ENSINO DA MATEMÁTICA
|
Tarsila Laís Pereira dos
SANTOS
|
A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER
|
Claudia
Vangéssica de Araujo SILVA
|
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA COMPUTAÇÃO E
SUA INTERDISCIPLINARIDADE
|
Stéffany da Silva RIBEIRO
|
A IMPORTÂNCIA DO LUDICO NA PRÁTICA
INTERDISCIPLINAR
|
Felismara Cavalcanti COELHO
|
A IMPORTÂNCIA DO PIBID E OS MÚLTIPLOS
OLHARES SOBRE O SERTÃO
|
RODRIGUES Ailton Francisco
|
A IMPORTÂNCIA DO PIBIDNO
DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA DE APLICAÇÃO, COM UM
OLHAR SOBRE O SERTÃO PELAS OBRAS LITERERÁRIAS
|
Nilza Chalegre Ribeiro de LIMA
|
A IMPORTÂNCIA DOS MÉTODOS
INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA
|
SILVA, D. M.
|
A INSERÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA
PRÁTICA DOCENTE
|
SILVA, Luis Wanderson Evangelista
|
A INTERDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DA OBRA
LITERÁRIA NA ESCOLA JOAQUIM ANDRÉ NA CIDADE DE PETROLINA-PE
|
Elicélia GOMES Pereira
Lopes
|
A INTERDISCIPLINARIDADE DO CINEMA EM
SALA DE AULA
|
Raianne Daline de OLIVEIRA
|
A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA
ATRAVÉS DE OFICINAS: UMA PROPOSTA DO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA
|
SILVA, Cirlene
|
A INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DA
LEITURA LITERÁRIA EM CONSONÂNCIA COM O PROJETO PIBID
|
CAVALCANTI, Joyce Guerra de Santana.
|
A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO: UMA
PROPOSTA INTERATIVA DE CONHECIMENTO
|
Nathalia da Silva OLIVEIRA
|
A INTERDISCIPLINARIDADE: PRÁTICA E
APRENDIZAGEM NO ENSINO ESCOLAR
|
João Paulo Mulatinho da SILVA
|
A MATEMÁTICA APLICADA AO ENSINO DA
ASTRONOMIA
|
Damiana da Silva FERREIRA
|
A MÚSICA COMO RECURSO METEDOLÓGICO EM
SALA DE AULA
|
SANTOS; Kalline Laira Lima
|
A NARRATIVA LITERÁRIA EM TORNO DO
SERTÃO NORDESTINO NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
|
SILVA Maria Aparecida Nunes
|
A PRÁTICA DOCENTE E O USO DA
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONCEITO DE SERTÃO, NO ENSINO BASICO
|
Gisele Ferreira Pacheco
|
A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: A
IMPORTÂNCIA DA OFICINA NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM
|
Elitânia Nascimento VILELA
|
A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: UMA
PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA CONTEXTUALIZADO
|
A RELAÇÃO SERTÃO/NATUREZA E A
LITERATURA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
|
|
Mário Araújo ROSAS
|
A RELAÇÃO SERTÃO/NATUREZA POR MEIO DE
OBRAS LITERÁRIAS
|
Uyldne da Silva CARVALHO
|
A RELEVÂNCIA DO TRABALHO
INTERDISCIPLINAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM MÉTODO DE TRABALHAR O ENSINO DE
HISTÓRIA NO ENSINO BÁSICO EM MEIO ÀS VIVÊNCIAS EM UM PROJETO DE INTERVENÇÃO
EDUCATIVA VOLTADA À AGRICULTURA
|
EIXO 1.
- Práticas Interdisciplinares no ensino –
29
*Local: Sala 2 – térreo,
Curso de Pedagogia (9h às 12h)
MAGALHÃES Fernanda Ferreira dos Santos
|
A VIVÊNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE
PELOS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO
|
MARTINS, Samuel de Oliveira
|
ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DO SUBPROJETO
INTERDISCIPLINAR PIBID/CAPES NA UPE CAMPUS PETROLINA
|
SILVA Maria
José
|
ARTE E DANÇA: UMA BRINCADEIRA EM UM
MOVIMENTO INTERDISCIPLINAR
|
Julyemerson Gomes dos SANTOS
|
CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DE
NATUREZA INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SERTÃO A PARTIR DE
OBRAS LITERARIAS
|
José Raimundo da S. Jr.
|
CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DE
NATUREZA INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SERTÃO A PARTIR DE
OBRAS LITERARIAS
|
Rodrigo Ferreira De CARVALHO
|
CONSTRUINDO UMA HORTA ECOLÓGICA: UMA
LIÇÃO DE SUSTENTABILIDADE PARA OS ATORES SOCIAIS DA ESCOLA CAPITÃO PLÍNIO
|
SILVA, Vitória Castro e
|
CONTRIBUIÇÃO DO SUBPROJETO
INTERDISCIPLINARPIBID\CAPES LETRAS INGLÊS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA
ESTADUAL
|
Edileide Heleno Vieira da SILVA
|
DISCUTINDO A RELAÇÃO DE GÊNERO NO
ÂMBITO ESCOLAR
|
Maria Taciana pereira de
OLIVEIRA
|
ENSINO DA MATEMÁTICA: LEITURA COM
ÊNFASE EM INTERPRETAÇÃO
|
Ana Raquel da SILVA
|
ENSINO DE HISTÓRIA E PRÁTICAS
INTERDISCIPLINARES: POTENCIALIZANDO CONHECIMENTOS, CONSTRUINDO NOVOS SABERES.
|
DA SILVA NOGUEIRA, Josimar
|
ENSINO INTERDISCIPLINAR USANDO
LITERATURA PARA DISCENTES DO 9ºANO NA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM ANDRÉ
CAVALCANTI
|
Maria Josilda Fe rreira da
SILVA
|
ENTRE O ANTIGO E O NOVO: AS PRÁTICAS DE
ENSINO E A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE
|
GUEDES,
Débora Cristina,
|
ESTERIÓTIPOS CRIADOS DO SERTÃO COM O
USO DE IMAGENS E ILUSTRAÇÕES- O PIBID COMO UM PROGRAMA PARA UMA NOVA
RELEITURA DESSAS CONOTAÇÕES ATRAVES DE OBRAS LITERÁRIAS NO ENSINO BÁSICO DA
ESCOLA JOAQUIM ANDRÉ CAVALCANTI- PETROLINA-PE
|
SILVA, Vitória Castro e
|
ESTUDANDO O SERTÃO NA PERSPECTIVA
INTERDISCIPLINAR DO PIBID – UM OLHAR VOLTADO PARA A OBRA MORTE E VIDA
SEVERINA
|
Isabely Savana Jacinto
LIRA
|
EXERCÍCIO NA DOCÊNCIA: A COMPUTAÇÃO
COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
|
Maria de Fátima Florêncio ARAÚJO
|
EXPERIÊNCIA DA PRATICA DOCENTE DE UMA
BOLSITA DO PIBID: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA MEDIADORA DO ENSINO DA
MATEMÁTICA
|
Jailma Maria da SILVA
|
EXPERIÊNCIAS DO PIBID: O SERTÃO VISTO
SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
|
Maria Ivane de
Souza SILVA
|
EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA ATRAVÉS DE
TEMAS INTERDISCIPLINARES
|
José Eduardo da SILVA
|
FORTALECENDO AS PRÁTICAS DOCENTES NO
ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
|
Mariany Rafaely das Neves CARDOSO
|
GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA: NOVOS CAMINHOS, NOVAS LEITURAS
|
Maria Samara dos SANTOS
|
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E A
INTERDISCIPLINARIDADE
|
Lusemar Borges CAMACAM
|
INTERDICSIPLINARIDADE APLICADA À
ALFABETIZAÇÃO E AO LETRAMENTO
|
Gabriella Chalegre ALVES
|
INTERDISCIPLINARIDADE: CAMINHOS PARA
CONSECUÇÃO DE PRÁTICAS
|
SANTOS, Anderson Felix dos.
|
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA
ESPANHOLA COMO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
|
SILVA, Lucinéia de Oliveira
|
LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA NO
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA
|
OLIVEIRA, Edilaine Soares da Silva de
|
LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA
NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA
|
SILVA, Lucas de Moura.
|
MATEMÁTICA E USO DO COMPUTADOR NO
MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE
|
Alex Costa FERREIRA.
|
MATEMATIZANDO A ASTRONOMIA
|
Martha MACIEL da Silva Almeida
|
MORTE E VIDA SEVERINA: A VISÃO
SEMIÓTICA NA DESMISTIFICAÇÃO DO VOCÁBULO “SERTÃO”
|
EIXO 1. - Práticas
Interdisciplinares no ensino – 29
*Local: Sala 3 – térreo,
Curso de Pedagogia (9h às 12h)
Elisangela Soares da SILVA
|
O CONSTRUTIVISMO NAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES
|
Alyny Dayany das Dores PEDROSO
|
O ENSINO DA BIOLOGIA A PARTIR DA OBRA LITERÁRIA AUTO DA
COMPADECIDA
|
TORRES,Tania
Maria de Souza
|
O ENSINO DA GEOGRAFIA E A INTERDICIPLINARIEDADE: UMA ANALISE DA
PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM ANDRÉ CAVALCANTE.
|
Maria Thamires Nóbrega
SILVA
|
O ENSINO DA MATEMÁTICA E A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
|
Matheus Ribeiro da Costa
|
O ENSINO DE COMPUTAÇÃO NUMA PERSPECTIVA INTERDICIPLINAR
|
SILVA, Leidiane
|
O PIBID E A INTERDISCIPLINARIDADE INCENTIVO À LEITURA ATRAVÉS DE
OBRAS LITERÁRIAS
|
SANTIAGO, Ana Paula Felipe
|
O PIBID NA ESCOLA DOM CARLOS COELHO
|
Lucas
Belfort de França
|
O SERTÃO E A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO
ENSINO-APRENDIZAGEM POR INTERMÉDIO DE OBRA LITERÁRIA
|
Diôgo de Freitas LIMA
|
O TANGRAM EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
|
Talysson Paulo da SILVA
|
OFICINA PEDAGÓGICA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE
MATEMÁTICA
|
Bárbara Alves FERREIRA
|
OS LAÇOS AFETIVOS QUE ENVOLVEM A PRÁTICA DO ENSINO
|
Larissa KYMBERLI Lopes da Silva
|
OS MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O “SERTÃO”: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO
DE HISTÓRIA
|
Natália Caroline de SOUSA Aguiar
|
PERSPECTIVAS ESCOLARES NAS AÇÕES PIBIDIANAS – IDEB ESCOLA ESTADUAL
CAPITÃO PLÍNIO DE SOUZA MONTEIRO
|
Celmara Coelho de Amorim
|
PIBID UMA PRATICA INTERDISCIPLINAR NO CAMINHO DA GEOGRAFIA COM A
LITERATURA
|
Renata Rafaela Albuquerque e SILVA
|
PRÁTICA INTERDISCIPLINAR EM ESPANHOL NA ESCOLA DON VIEIRA
|
Bruna Delbora Vaneska Santos SILVA
|
PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DO SUBPROJETO
INTERDISCIPLINAR
|
SILVA, Jessica
|
PRATICAS INTERDISCIPINARES NO ENSINO: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E
DA LITERATURA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
|
Dalila Maria dos Santos MELO
|
PROTAGONISMO JUVENIL
|
Gláucia Sheylla MACIEL
|
REFLEXÃO E SABERES NA ESCOLA: INTEGRAÇÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS
VIVENCIADAS PELO PIBID
|
Aline Maria Ferreira
FIGUEIREDO
|
REFLEXÕES E (RE)ENCONTROS EM OFICINAS E ATELIÊS DE VIVÊNCIAS EM
NARRATIVAS DE FORMAÇÃO
|
José Cícero Coelho de
SOUZA
|
REPENSANDO CONCEITOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS ATRAVÉS DO PIBID: UMA
NOVA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DOS “SERTÕES” ATRAVÉS DA LITERATURA
|
SILVA, Rebeca Maria Sotero
|
REVISTA: UM GÊNERO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
|
SANTANA; Rita Angélica Alves
|
SERTÃO: UM CONCEITO A SER MUNDADO UTILIZANDO A
INTERDISCIPLINARIDADE
|
Mauricéia Sobral de
OLIVEIRA
|
SIGNIFICANTES E SENTIDOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DE
EDUCANDAS DE PEDAGOGIA EM GARANHUNS-PE-BRASIL
|
SILVA Gilmar Genival
|
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DE EXPRESSÕES
CÊNICAS
|
SOUSA Alyson Barboza
|
TRABALHANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O TERMO “SERTÃO” NA GEOGRAFIA
A PARTIR DA OBRA LITERÁRIA “O SERTÃO VAI VIRAR MAR” DE MOACYR SCLIAR: O CASO
DO 9º ANO A, TURNO MANHÃ NA EJAC
|
NASCIMENTO Washington Luiz
|
TRABALHANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA JOAQUIM ANDRE
CAVALCANTE RELACIONANDO O SERTÃO COM UM AMBIENTE DE ENSINO E APRENDIZAGEM
|
Laiane Coelho RODRIGUES
|
UMA INTERSECÇÃO ENTRE SERTÃO, LITERATURA E INTERDISCIPLINARIDADE
COM UM NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE PELO PIBID CAMPUS PETROLINA
|
ERAYLSON Galdino S
|
USO DA TECNOLOGIA E DE JOGOS, AUXILIANDO NA APRENDIZAGEM DE
OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
|
PEREIRA DE SOUSA , Cícero
Edlânio
|
VIVENCIANDO A PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS POR MEIO DO
PIBID: INTRODUÇÃO DE PESQUISAS REALIZADAS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NA
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM ANDRÉ CAVALCANTI.
|
Renata Alves de BRITO
|
VIVÊNCIAS PRÁTICAS/PEDAGÓGICAS NO DIA-A-DIA ESCOLAR
|
EIXO 2. Ensino da Matemática -29
*Local: Sala 4 – térreo,
Curso de Pedagogia (9h às 12h)
MAXIMO, Isa Layane
|
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE PROBABILIDADE
|
SILVA, D. I.B
|
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DOS NÚMEROS
INTEIROS
|
SILVA, Roseane Ribeiro da.
|
A IMPORTÂNCIA DO JOGO DOMINÓ DA DISTRIBUTIVIDADE PARA A
APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
|
Valéria da Silva SANTOS
|
A IMPORTANCIA DO MATERIAL CONCRETO CONSTRUIDO DE ORIGAMI NO ESTUDO
DOS SOLIDOS PLATÔNICOS
|
Augusto César dos SANTOS
|
A MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO
FINANCEIRA
|
Taciana Raphaelle Silva dos SANTOS
|
A RELAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COM O FENOMENO FISICO- QUEDA
LIVRE
|
Celiane Geiza da Silva MIRANDA/ Lucília Batista Dantas PEREIRA
|
ABORDAGEM DO JOGO PIFF GEOMÉTRICO NAS TURMAS DO 2° ANO DO ENSINO
MÉDIO NUMA TENTATIVA DE MELHORAR A APRENDIZAGEM.
|
MOURA, Jefferson Dias
|
APLICAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS NUMA TENTATIVA DE MELHORAR A
RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM
|
JUNIOR, Z. L.S
|
APLICAÇÃO DO CONCEITO E DEFINIÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS
|
Eriverton José de SOUZA
|
APLICAÇÕES DAS EQUAÇÕES MATEMÁTICAS NO FENÔMENO DE QUEDA LIVRE:
UMA PROPOSTA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E MODELAGEM MATEMÁTICA
|
Eva Patrícia Henrique LEITE
|
APLICAÇÕES DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULO
|
Débora Ada de SOUZA
|
APLICAÇÕES DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
|
José de Farias Santos
|
APRENDIZAGEM E DESAFIOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
|
Jarcielle Nunes de Barros ALMEIDA
|
AULAS MOTIVACIONAIS USANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO DE
ENSINO/APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
|
Daniel Costa Silva
|
Brincando com as Frações
|
CAMPOS, William Rian Alcantara
|
BRINCANDO COM AS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NA SALA DE AULA
|
LIMA, Jakeline Soares
|
COMPUTAÇÃO INTERDISCIPLINAR: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO
DA MATEMÁTICA
|
NASCIMENTO, J. M. F.
|
COMPUTAÇÃO/INTERDISCIPLINAR
A INTERDISCIPLINARIDADE DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
SILVA, Ilgsson Braga de Morais
|
CONCEITOS E DEFINIÇÕES FÍSICOS E MATEMÁTICOS INERENTES AO FENÔMENO
DE QUEDA LIVRE COMO UMA INTERVENÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
|
SANTANA, Giselli Cristine Nunes de
|
CONTRIBUIÇÕES INTERATIVAS DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O
CRESCIMENTO COGNITIVO DO ALUNO
|
Juliene Correia da SILVA
|
DESAFIOS DO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO OITAVO ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL
|
SILVA, João Leno Olegário da
|
DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES QUE AUXILIARÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
|
Luiz Carlos Albuquerque SANTOS
|
DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO 8° ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
|
Éder Leonardo Monteiro Ferreira
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO INTRODUTORIO
DE PORCENTAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
|
SALES JUNIOR, Tácio Roberto,
|
EM BUSCA DE UMA NOVA PRÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
|
Marta Michele de Oliveira LIMA
|
ENSINO DA MATEMÁTICA A LEITURA EM FUNÇÃO DA MATEMÁTICA
|
Raul Matheus De SOUZA
|
EXPERIÊNCIA DA PRATICA DOCENTE DE UM BOLSISTA DO PIBID: JOGOS E
BRINCADEIRAS NO ENSINO DAMATEMÁTICA |
Luciana Vieira dos SANTOS
|
FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO 9º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL: ABORDANDO A MATEMÁTICA NO COTIDIANO
|
Ednilson Leão dos SANTOS
|
FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO 9º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL: ABORDANDO A MATEMÁTICA NO COTIDIANO
|
EIXO 2. Ensino da Matemática -30
Sala
15 – 1º andar, Curso de História (9h às 12h) (9h às 12h)
SOUZA, Victor Louis Rosa de
|
JOGO BANCO DAS FUNÇÕES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE
CONCEITUALIZAÇÃO DE FUNÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
André FELLIPE Queiroz Araújo
|
JOGO MATEMÁTICO COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE
POTÊNCIA.
|
José Roberto de Oliveira SANTOS
|
JOGOS COM FRAÇÂO
|
Laiane Gonçalves de LIMA
|
JOGOS COM SUCATA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA E SEUS
BENEFÍCIOS PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º E 7º ANO
|
ALVES, Meykson Erick de Andrade
|
JOGOS E BRINCADEIRAS COMO METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
|
Whellington dos Santos BASTOS
|
JOGOS MATEMÁTICOS COMO MECANISMO DE APRENDIZAGEM
|
Antonio Marcos da Silva
|
JOGOS MATEMÁTICOS E OS DESAFIOS DE TRABALHAR A MATEMÁTICA EM SALA
|
VASCONCELOS, M. M.S.
|
O CARÁTER DOS JOGOS MATEMÁTICOS: UMA METODOLOGIA E PROPOSTA
|
Demettrius Giulliano Barros SIQUEIRA.
|
O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS ATRAVÉS DE JOGOS E MATERIAIS
CONCRETOS
|
José André Bezerra da CRUZ
|
O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS ATRAVÉS DE JOGOS E MATERIAIS
CONCRETOS
|
Marcel Muniz VILAÇA
|
O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS ATRAVÉS DE JOGOS E MATERIAIS
CONCRETOS
|
SILVA, A. S.
|
O JOGO COMO PROPOSTA REFLEXIVA E AUXILIADORA NO PROCESSO
ENSINO-APRENDIZAGEM DE POTENCIAÇÃO NO ÂMBITO DA TEORIA DA MEDIAÇÃO
|
Cicera Diedja cordeiro Silva
|
O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO
FUNDAMENTAL
|
Márcia Poliana da Silva
|
O USO DE JOGOS NO ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
|
SILVA, M. D.
|
O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DE POTÊNCIA: UMA ABORDAGEM PRÉVIA
PARA O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIA
|
OLIVEIRA, José Wilker Alves de
|
O USO DO JOGO: BINGO DOS INTEIROS, COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO
DAS PROPRIEDADES OPERATÓRIAS ENTRE NÚMEROS INTEIROS
|
Eliane Pedrosa da SILVA
|
O USO DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Edna Pereira Cavalcante XAVIER
|
OS JOGOS MATEMÁTICOS COMO MÉTODO FACILITADOR NO
ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
|
Maria do Rosário Alves PATRIOTA
|
PIBID EM AÇÃO: CONSTRINDO O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE FORMA
COLABORATIVA.
|
Leidiane da Silva VILAÇA
|
PRÁTICA DOCENTE: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS AUXILIANDO NA APRENDIZAGEM
DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
|
SILVA, I. C.A
|
RECURSO DIDÁTICO: USO DO QUADRADO MÁGICO NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM
|
Géssica Lopes da SILVA
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA MOBILIZADORA DE SABERES NO
ENSINO DA MATEMÁTICA
|
O JOGO COMO PROPOSTA REFLEXIVA E AUXILIADORA NO PROCESSO
ENSINO-APRENDIZAGEM DE POTENCIAÇÃO NO ÂMBITO DA TEORIA DA MEDIAÇÃO
|
TRABALHANDO COM O TAGRAN EM SALA DE AULA DE FORMA INTERDISCIPLINAR
|
MENDES, Lucas Oliveira
|
UMA ALTERNATIVA DIFERENTE PARA ESTUDAR TRIGONOMETRICA EM SALA DE
AULA
|
André FELLIPE Queiroz Araújo
|
USO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FUNÇÃO
EXPONENCIAL.
|
Joelma Maria da SILVA
|
USO DO ORIGAMI COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
|
Noel Gomes RIBEIRO
|
UTILIZAÇÃO DA TENDÊNCIA JOGOS COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DO
CONHECIMENTO MATEMÁTICO
|
MENEZES, Josemir dos Passos
|
UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO NA TENTATIVA DE
MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
|
SILVA, R. R.
|
UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE NÚMEROS
INTEIROS
|
Tiago Costa FALCÃO
|
VIVÊNCIAS NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
|
EIXO 3. O desafio de uma perspectiva
interdisciplinar na construção pedagógica – 34
*Local: Sala 5 – térreo,
Curso de Pedagogia (9h às 12h)
Jackson Pereira MEDRADO
|
A FORMAÇÃO DOCENTE, A TEORIA E A PRÁTICA O SERTÃO NUMA PERSPECTIVA
INTERDISCIPLINAR
|
LIMA, Regiane Santos
|
A GEOGRAFIA NO ENSINO INTERDISCIPLINAR PROPOSTO PELO PIBID
|
SILVA, ALEF ITALO SOUZA
|
A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO DESENVOLVIMENTO
COGNITIVO DO BOLSISTA PIBID
|
SILVA, Sônia Cristina Bernardo da
|
A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
DE CONHECIMENTO EM LÍNGUA INGLESA
|
Rafael Diego SILVA
|
A IMPORTÂNCIA DE CONCILIAR LITERATURA COM MATEMÁTICA
|
ANTUNES, Rodolfo da Rocha
|
A IMPORTÂNCIA DO PIBID COMO PESQUISA, TANTO PARA OS DISCENTES
QUANTO FUTUROS DOCENTES NO ASPECTO DO CONHECIMENTO DO SERTÃO E AS VANTAGENS
DA INCLUSÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE
|
Myllena Alves de JESUS
|
A IMPRESCINDIBILIDADE DE TRANSPOR O SABER FRAGMENTADO: (RE)
CONHECENDO O SALUTAR UNIVERSO DA INTERDISCIPLINARIDADE
|
ASSIS, Tereza Emanuela de Menezes
|
A INTERDISCILINARIDADE NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DE
CONHECIMENTO
|
Emanuelly Alípio CABRAL
|
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM DESAFIO NA SALA DE AULA
|
Emanuelly Alípio CABRAL
|
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM DESAFIO NA SALA DE AULA
|
SILVA, F.M. J.
|
A INTERDISCIPLINARIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
|
Wesley Filipe Gomes DUTRA
|
A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA
|
Cheyenne Fernandes SILVA
|
A INTERDISCIPLINARIDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
|
NASCIMENTO, Thais Lan Paulino
|
A INTERDISCIPLINARIDADE PELO VIÉS DE OBRAS LITERÁRIAS E SUA
INTERFACE COM A IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID NA UPE-CAMPUS PETROLINA
|
YAMAMOTO, Flávia Ferreira
|
A LITERATURA SOBRE O SERTÃO NA ESCOLA: DISCUSSÕES SOBRE A PRÁTICA
DA INTERDISCIPLINARIDADE
|
Franciel Coelho Luz de AMORIM
|
A RELAÇÃO HISTÓRIA-LITERATURA: PROJETANDO O SERTÃO NA PERSPECTIVA
INTERDISCIPLINAR DE ENSINO
|
SANTOS, Cosma Ines Bezerra
|
A RELAÇÃO SERTÃO/ LITERATURA NA PROMOÇÃO DA IDENTIDADE REGIONAL
PELO PIBID.
|
Kiaria Arlinda Alves dos Santos
|
A RELAÇÃO SERTÃO/LITERATURA NA PROMOÇÃO DA IDENTIDADE REGIONAL
PELO PIBID DURANTE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
|
MOREIRA, Carmélia Félix
|
A UNIVERSIDADE DENTRO DA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO POSITIVA PARA A
INSTITUIÇÃO DE ENSINO E NECESSÁRIA PARA O ALUNO GRADUANDO
|
Ícaro C. Nonato
|
A VERDADEIRA PROBLEMÁTICA DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS
|
Daniela Oliveira VILELA
|
AULAS MOTIVACIONAIS E DINAMIZADAS COM O APOIO DO CONTEXTO
HISTÓRICO, NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
|
MARIANO, José Matheus
|
CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES DIRETRIZES E REALIDADE
|
ODILONICE MOURA DE LUCENA RAMOS
|
CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ RODRIGUES PARA FORMAÇÃO
INICIAL DOS DOCENTES BOLSISTA DO PIBID-UPE DE PEDAGOGIA
|
Carvalho, Tatiana Maria
|
DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA
INGLESA NA SALA DE AULA
|
Elaine Alves de ARAÚJO
|
ENSINANDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO: O QUE O PROFESSOR PODE
FAZER PARA QUE O ALUNO APRENDA A DISCIPLINA DE FORMA DINÂMICA E ATRATIVA?
|
Juliana de Santana DUARTE
|
ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE: ESTRATÉGIAS PARA
REPENSAR O CONCEITO DE SERTÃO
|
SILVA, Ana Patrícia Gadelha da Costa
|
ESCOLA E PIBID JUNTOS ATÉ PINTANDO O SETE DÁ CERTO
|
TENORIO, Eva Leidymar Chalegre
|
ESCOLA E UNIVERSIDADE: UMA PARCERIA IMPRESCINDÍVEL
|
CÉLIA MARIA MAGALHÃES GOMES
|
EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS DO
PIBID-UPE DO CURSO DE PEDAGOGIA
|
SILVA, Samara Pereira da
|
FACEBOOK? PRESENTE! INTERDISCIPLINARIDADE? PRESENTE!
|
Lucas Matheus Viana SILVA
|
HISTÓRIA E LITERATURA UMA COSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SERTÃO NA
PRÁTICA DOCENTE
|
MELO, Áthila Hudson Ferreira
|
INTERDICIPLINARIDADE NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
SILVA, Raul Antonio
|
INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DA GEOGRAFIA: COMO SER
TRABALHADA?
|
EIXO 3. O desafio de uma perspectiva
interdisciplinar na construção pedagógica – 34
*Local: Sala 7 – térreo,
Curso de Pedagogia (9h às 12h)
SANTANA, Isabel Cristina Barros de
|
INTERDISCIPLINARIDADE: TEORIA E PRATICA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES NA
PERSPECTIVA DO PIBID
|
Isaac Newton de Moura Lira
|
INTERDISCIPLINARIDADE: UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA A CONSTRÇÃO
DE CONHECIMENTO
|
César Augusto Francisco de MELO
|
MATEMÁTICA INTERDISCIPLINAR PRESENTE FORA DA SALA DE AULA
|
Bárbara Elisa de Souza Rolim CAVALCANTI
|
O CONCEITO DE SERTÃO COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE PENSAMENTO NA
SALA DE AULA: ABORDAGENS DE UMA NOVA PERSPECTIVA DE SE ENSINAR
|
SILVA, Maria de Fátima Alves Dias da
|
O DESAFIO DE ENSINAR LÍNGUA INGLESA INTERDISCIPLINARMENTE
|
Eldalice de Souza e SILVA
|
O DISCURSO FREIREANO NAS AÇÕES DO PIBID
|
ALENCAR Luiz Henrique da Silva
|
O GRITO DA REALIDADE EDUCACIONAL EM CLÊMENCIA Á
INTERDISCIPLINARIDADE
|
BANDIM, Mona Mirelly Viana
|
O PROFESSOR DE HISTÓRIA COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO: A
INTERDISCIPLINARIDADE PARA UM APRENDIZADO AMPLO E PRAZEROSO
|
SANTOS, Helane Dias Dos
|
O ROMANCE D´A PEDRA DO REINO E UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO
SERTÃO NORDESTINO NA NARRATIVA LITERÁRIA DE ARIANO SUASSUNA SOB UMA
PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA
|
Jessica Santos VASCONCELOS
|
O SENTIDO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE UMA NOVA VISÃO DA
INTERDISCIPLINARIDADE
|
Maísa dos Santos SOUZA
|
O SERTÃO INTERDISCIPLINAR NA DOCÊNCIA
|
Hildoberto Ferreira Guimarães
|
O SERTÃO: EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DE OBRAS
LITERARIAS EM SALA DE AULA NA ESCOLA OTÁCILIO NUNES PETROLINA
|
Wanderson Cabral da SILVA
|
O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NAS RELAÇÕES DE ENSINO APRENDIZAGEM
|
Germana Cardoso de SANTANA
|
OFICINAS DO PROJETO SAÚDE PÚBLICA E AS DIMENSÕES DA
INTERDISCIPLINARIDADE E OS ATELIÊS REFLEXIVOS DE FORMAÇÃO UM CAMINHAR PARA O
AUTOCONHECIMENTO
|
FEITOSA, Carla Nathali Cavalcanti
|
ORIENTAÇÃO E ENSINO INTERDISCIPLINAR
|
SILVA, Aline Alves
|
OS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DO PIBIB
NA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM ANDRÉ CAVALCANTI EM PETROLINA
|
Flávia Gomes CAVALCANTI
|
OS IMPACTOS DO PIBID NA UPE- CAMPUS PETROLINA NO ANO DE 2014: EM
BUSCA DE RESSIGNIFICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
|
Vanderlei Meira de Araujo FILHO
|
PENSAMENTO COMPUTACIONAL NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
|
Mágda Dornelas ALBUQUERQUE
|
PERSPECTIVA ESCOLAR NAS AÇÕES PIBIDIANAS
|
LIMA, Adrianny Maria Barbosa de
|
PERSPECTIVA ESCOLAR NAS AÇÕES PIBIDIANAS - IDEB
|
LIMA, Maria Ednalva.
|
PERSPECTIVAS DE SE TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIDADE A PARTI DE
OBRAS LITERÁRIAS NA ESCOLA JOAQUIM ANDRE CAVALCANTI
|
Juliana Santos da SILVA
|
PERSPECTIVAS ESCOLARES NAS AÇÕES PIBIDIANAS – IDEB
|
BARBOSA, Gustavo Felipe
|
PESQUISA E COMPREENSÃO INTERDISCIPLINAR COM O AUXÍLIO DO PROFESSOR
DENTRO DA LEITURA
|
Aline Jeronimo BARROS
|
PLANEJAMENTOS E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: UMA EXPERIÊNCIA
|
Joaquim Manoel FLORÊNCIO
|
PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOCENTE
|
Erikson Antônio Ferreira da SILVA
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA BUSCA DE UMA ESCOLA INTERDISCIPLINAR
|
Maura Sandra Coelho De Aquino
|
PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES E DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS
BOLSISTAS DO PIBID/BIOLOGIA NA ESCOLA JOAQUIM ANDRÉ CACALCANTE
|
Deylla da Silva BARROS
|
RELATO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO: TRABALHANDO A AGRICULTURA
NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
|
Samara Pereira MEDRADO
|
RESSIGNIFICANDO APRENDIZAGENS: OS IMPACTOS DO PIBID A PARTIR DA
RELAÇÃO SERTÃO/NATUREZA POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE
|
TORRES, Fábio Gonçalves de Oliveira
|
RESSIGNIFICANDO O CONCEITO DO SERTÃO POR MEIO DAS ATIVIDADES
DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO PIBID
|
GUIMARÃES; Luiz Carlos Rodrigues
|
ROMANCE D’A PEDRA DO REINO DE ARIANO SUASSUNA: A NARRATIVA
LITERÁRIA NA COMPREENSÃO DO PENSAMENTO E DAS CONSTRUÇÕES SOCIAIS EM TORNO DO
SERTÃO NORDESTINO NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
|
Angela Patrícia Alves de OLIVEIRA
|
SERTÃO: UMA CONSTRUÇÃO DO IMAGINARIO
|
AQUINO, Maura Sandra Coelho
|
SUBPROJETO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES E
DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS BOLSISTAS DO PIBID/BIOLOGIA NA ESCOLA JOAQUIM
ANDRÉ CACALCANTE
|
Clara Ruth Barros AMANCIO
|
SUPERANDO OS DESAFIOS DE TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIDADE
|
TORRES, Fábio Gonçalves de Oliveira
|
SUPORTE COMO DETERMINANTE DE ESTÍMULO E INTERESSE DO ALUNO NA
LEITURA DA OBRA “VIDAS SECAS” NA ESCOLA JOAQUIM ANDRÉ CAVALCANTI DURANTE A
REALIZAÇÃO DO PIBID
|
Maria Luiza da SILVA
|
TRABALHANDO A SUSTENTABILIDADE ATRÁVES DO GÊNERO PROPAGANDA: O
DESAFIO DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
|
EIXO 4. - Educação Ambiental e a
interdisciplinaridade – 30
*Local: Sala 8 – térreo,
Curso de Pedagogia (9h às 12h)
Josileide Maria de ANDRADE
|
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIALOGANDO COM OS TEMAS TRANSVERSAIS
|
SILVA Josefa Jaqueline
|
A INPLANTAÇÃO DA HORTA ESCOLAR COMO ISTRUMENTO DA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL PARA PRÁTICA INTERDICIPLINAR NA ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR
CHAVES
|
Maria Shirleide CAVALCANTE
|
AGROTÓXICOS: USOS NOS CULTIVOS, PROTEÇÃO E RISCOS DE CONTAMINAÇÕES
AO MEIO AMBIENTE E SAÚDE HUMANA
|
Fernanda Marluze Santos de SOUZA
|
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DE UM OLHAR INTERSICCIPLINAR NA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
|
Perla Candice Gadelha da Costa Silva
|
CONHECENDO E VALORIZANDO O SERTÃO NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM
ENSINO MÉDIO OTACÍLIO NUNES DE SOUZA – UMA PRÁTICA EDUCATIVA NA DISCIPLINA DE
BIOLOGIA
|
Carlos Alberto Alves Leite FILHO
|
CONSCIÊNCIA E CONSCIENTIZAÇÃO NA QUESTÃO LIXO PARA
PENSAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COM A PALAVRA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, ZONA RURAL DE QUIPAPÁ-PE-BRASIL |
DAMASCENO, Claudio Silva Junior
|
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇAO AMBIENTAL DENTRO DA
INTERDISCIPLINARIDADE DO PIBID COM ENFOQUE A APRENDIZAGEM DOCENTE
|
Marcella Rayana SOUSA
|
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA INTERDISCIPLINARIDADE DO
PIBID
|
Ranielle Vital ROSA
|
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA INTERDISCIPLINARIDADE DO
PIBID NA ESCOLA ESTADUAL MACIEL MONTEIRO-NAZARÉ DA MATA
|
SILVA, Maria Cristina Pereira da
|
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA INTERDISCIPLINARIEDADE
DO PIBID-NA ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES
|
Keytti Marone Ferreira Silva
|
CONTEXTUALIZANDO O HOMEM/SERTÃO/NATUREZA NA BIOLOGIA A PARTIR DE
UMA OBRA LITERÁRIA
|
Dayanne Ferreira da SILVA
|
DIMENSÕES E SENTIDOS DAS REPRESENTAÇÕES DE VIDA SAUDAVEL: COM A
PALAVRA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL(8°ANO) DE ESCOLA PÚBLICA EM IATI-PE
|
Ana Cláudia da SILVA
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM RECURSOS LINGUÍSTICOS VIVENCIADOS
EM SALA DE AULA
|
Renata Paes de lira
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A INTERDISCIPLINARIDADE
|
SILVA, Jadiaele Cristina Berto da
|
EXCURSÃO PEDAGÓGICA REALIZADA COM OS ALUNOS DO INTERDISCIPLINAR DO
PIBID DA UPE-CAMPUS MATA NORTE
|
Tarcísio Souto PEREIRA
|
INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS CAMPO E SALA DE AULA
PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES
|
SILVA, Ana Regina de Oliveira
|
INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
|
Hilayane Barbosa Maras da SILVA
|
INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
|
Mariana Natália Ferreira da SILVA
|
NARRATIVAS DE FORMAÇÃO DE OFICINAS E ATELIÊS: REVELEÇÕES DAS
VIVÊNCIAS/EXPERIÊNCIAS DAS RECORDAÇÕES-REFERENCIAS NO PIBID
|
Severina Alves Dias MARINHO
|
OFICINA BIOLÓGICA: A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
|
Maria Rafaela Araújo de OLIVEIRA
|
PIBID ESPECÍFICO DE PEDAGOGIA E PIBID INTERDISCIPLINAR (CIENCIAS
BIOLOGICAS E PEDAGOGIA): UMA EXPERIENCIA SINGULAR DE VIDA E FORMAÇÃO PARA A
DOCÊNCIA
|
OLIVEIRA, Joseane Portugal de
|
REAPROVEITAMENTO E DESPERDICÍO DE ALIMENTOS NA VIDA COTIDIANA:
AFALA DE DISCENTES DE ESCOLA PÚBLICA
|
NASCIMENTO, Maria Aline Valadão
|
RELAÇÃO DOS ALUNOS BOLSISTAS DO PIBID BIOLOGOIA COM AS TURMAS DO
9°A E B DA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM ANDRÉ CAVALCANTI.
|
ARCOVERDE, Genicélia Cardozo de Lima
|
RELATO DE VIVÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA (HIGIENE CORPORAL, BUCAL E
AMBIENTAL) E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES DE APRENDIZAGENS DO PIBID
|
Aline Teixeira da CONCEIÇÃO
|
SIGNFICANTES E SENTIDOS DA RECICLAGEM: REVELAÇÕES DE DISCENTES DO
ENSINO FUNDAMENTALDE ESCOLA PÚBLICA GARANHUNS-PE-BRASIL
|
Elida Rodrigues PORTO
|
SIGNIFICANTES DAS REPRESENTAÇÕES DE PROBLEMAS AMBIENTAL: DAS
INTERVENÇÕES NA NATUREZA E SAÚDE
|
LIMA, Eilândia Souza
|
SUBPROJETO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: A CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DA
ESCOLA ESTADUAL OTACÍLIO NUNES DE SOUZA NA CIDADE DE PETROLINA SOBRE AS
RIQUEZAS DA REGIÃO NORDESTINA
|
Klebson Cordeiro da Silva LIMA
|
TEORIA E PRÁTICA ENTRECRUZADA EM VIVÊNCIAS NO PARQUE PAU POMBO E
SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO PIBID
|
NUNES, Daniella Vieira
|
UMA ABORDAGEM A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO COLÉGIO
JOAQUIM ANDRÉ NO 9 ANO A COM ÊNFASE NO TEMA NATUREZA/SOCIEDADE
|
Layze Valentim de MELO
|
VIVÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE E NA ESCOLA: REVELAÇÕES
DE AULAS CRITIVAS COM ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PEDRO-GARANHUNS/PE
|
André Basílio da SILVA
|
VIVÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE RUBER VANDER LINDEN E NA
ESCOLAMÁRIO MATOS: UMA EXPERIENCIA SINGULAR NO PIBID NA UPE-GARANHUNS
|
EIXO 5. - Formação de professores
– 24
*Local: Sala 09 – 1º
andar, Curso de Geografia (9h às 12h)
Julierme
Castro dos Santos PINHEIRO
|
A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO PROFESSOR DE MATEMÁTICAO
|
SANTOS, Claudejane Rufino dos
|
A CONTRIBUIÇAO DO PIBID NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NUMA RELAÇÃO DE
CONHECIMENTO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS
|
Ana Naiara Vicente de Goés
|
A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
|
OLIVEIRA,
Maria Auzenira de
|
A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOS BOLSOSTAS ENQUANTO
FUTUROS DOCENTES
|
Carla Roberta Farias
ELFORD
|
A FAMÍLIA EM UMA PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO PARA FORMAÇÃO
PEDAGÓGICA
|
Danilo CORSINO de Queiróz Albuquerque
|
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O DISTANCIAMENTO DA REALIDADE ESCOLAR
|
Mércia Figuerêdo Duarte MORAES
|
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DO GRADUANDO ATRAVÉS DO PIBID COM OS
ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Jaqueline Pereira da Silva CANDIDO
|
A IMPORTÂNCIA DE UMA CONSTRUÇÃO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOS
PROFESSORES
|
CAVALCANTE, Maria Neci
Gomes
|
A IMPORTÂNCIA DO PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE INICIAÇÃO
À DOCÊNCIA NA UPE CAMPUS PETROLINA
|
Jhonatha Claudino Araujo
ALVES
|
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO DE LICENCIATURA
|
SANTOS,
Vanessa Regina Andrade dos
|
A IMPORTÂNCIA DO PIBID/CAPES PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS
|
BRITO, Guilherme Antônio Oliveira Ramos de
|
A IMPORTÂNCIA DO PIBID/CAPES PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS
PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
|
SILVA, Ellen
Joyce Soares da
|
A IMPORTÂNCIA DO PIBID: UMA INICIATIVA PARA O APERFEIÇOAMENTO E A
VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Natália Maria da SILVA
|
A INCIDÈNCIA DO BULLYING NA ESCOLA DOM CARLOS COELHO, NAZARÉ DA MATA-PE
|
SANTOS, Andreza Bezerra Felipe dos
|
A INFLUENCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES
|
ARRUDA, Luan Henrique Silva
|
A MEDIAÇÃO PROFESSOR – ALUNO: UMA ANÁLISE EM TORNO DOS FENÔMENOS
QUE CIRCUNDAM ESSA RELAÇÃO
|
Vania de Moura Barbosa DUARTE
|
A PRÁTICA COLABORATIVA CONTRIBUINDO NO PROCESSO DA INICIAÇÃO À
DOCENCIA EM MATEMÁTICA
|
Edilma Maria da Silva ROQUE
|
A PRÁTICA DA LEITURA COMO MEIO DE FORMAÇÃO
|
Ivan Soares dos SANTOS
JÚNIOR
|
A PRÁTICA DA LEITURA COMO MEIO DE FORMAÇÃO
|
Ivan Soares dos SANTOS
JÚNIOR
|
A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DO ENSINO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA
|
Adrielly RODRIGUES Silva
|
A Relação PIBID e Escola: Desenvolvimento da Formação Critica
sobre a Prática
|
SOUSA, Andreia Araujo
|
ANALISANDO O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
|
Giane Florentino Rodrigues
de BRITO
|
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESORES
|
EIXO 5. - Formação de professores
– 23
*Local: Sala 10 – 1º
andar, Curso de Geografia (9h às 12h)
Maria Joselane da Silva COSTA
|
AS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES ACERCA DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO
DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
|
André Felipe Gomes do NASCIMENTO
|
ATITUDES INTERDISCIPLINARES DO PESQUISADOR NAS “AÇÕES” DO PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
|
Sávia Marinela Ferreira da SILVA1
|
COMPREENDENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO
|
NASCIMENTO, Maria JosicleideCarvalho
|
CONSTRUINDO SABERES
|
ODILONICE MOURA DE LUCENA RAMOS
|
CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ RODRIGUES PARA FORMAÇÃO
INICIAL DOS DOCENTES BOLSISTA DO PIBID-UPE DE PEDAGOGIA
|
VIEGAS, Renato Henrique de Souza
|
DA DISCENCIA À DOCÊNCIA
|
OLIVEIRA,
Gessika Gabriela da Conceição
|
DEFICIÊNCIA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO INGLÊS NO BRASIL
|
Roberta de Fátima Santana
Valentim da SILVA
|
ENVOLVER PAIS E RESPONSÁVEIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
|
Jaqueline Pereira da Silva CANDIDO
|
EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE : A IMPORTÂNCIA DOS VALORES E DAS
REGRAS NO CONVIVIO SOCIAL/ DO ERRO AO ACERTO
|
Maria Alcione Pereira ARAÚJO
|
EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE DE UMA BOLSISTA DO PIBID: A
IMPORTÂNCIA DOS VALORES PARA A SOCIALIZAÇÃO HUMANA/ O ERRO COMO PERSPECTIVA
DE ACERTO
|
CÉLIA MARIA MAGALHÃES GOMES
|
EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS DO
PIBID-UPE DO CURSO DE PEDAGOGIA
|
FERREIRA, Maria Edneide
|
FÁBULAS: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA ESTÍMULO DA LEITURA E DA
ESCRITA NAS CRIANÇAS DO 2º ANO B DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Fernanda da Silva ANDRINI
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRABALHANDO JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO NA
EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
|
SILVA, Alinne Laynne De Souza
|
FORMAÇÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: POSSIBILIDADES
PROPOSTAS PELO PIBID
|
RODRIGUES, Rita Cláudia Batista Ferreira
|
FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O PIBID COMO POSSIBILIDADE DE
INVESTIGAÇÃO- AÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
|
MACEDO, Raiane Costa
|
INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO PARA O PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL
|
Maria Izabel Pontes do
Norte ANDRADE
|
INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM
|
Karolina Maria Bezerra
SANTOS
|
INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINO E A QUESTÃO DA SEGURANÇA NA CIDADE.
|
Luís Gustavo de Azevedo MACÊDO
|
INTERLIGANDO SABERES: A CONTRIBUIÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA
A FORMAÇÃO DO DOCENTE DE HISTÓRIA
|
Tavares, ANA PAULO UCHÔA CAVALCANTI ALMEIDA
|
O INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) SUA AÇÃO
E PRATICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
|
RODRIGUES, Tanielia de Souza.
|
O PIBID COMO INTERMEDIADOR DA FORMAÇÃO ACADEMICA COM A PRATICA
DOCENTE
|
SILVA, Waldemir Jayffeson de Melo
|
O PIBID COMO PROVEDOR PARA REALIDADE ESCOLAR
|
BELTRÃO, Daniel de França
|
O PIBID E A RELAÇÃO ESTREITA ENTRE TEORIA E PRÁTICA.
|
EIXO 5. - Formação de professores
– 23
*Local: Sala 11 – 1º
andar, Curso de Geografia (9h às 12h)
Maria Julia LYRA da SILVA
|
O PIBID NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
|
Mádson Francisco da SILVA
|
O PIBID NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE
|
OLIVEIRA, Gessika Gabriela da Conceição
|
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID)
SUA AÇÃO E PRÁTICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
|
LIMA, Flávio José da Silva
|
OBSERVAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
|
DE OLIVEIRA, Rebecca Rodrigues
|
PARTICIPAÇÕES E INTERVENÇÕES NA ESCOLA CIDADÃO HERBERT DE SOUZA
ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) –
RELATO DE EXPERIÊNCIA
|
PARTICIPAÇÕES E INTERVENÇÕES NA ESCOLA CIDADÃO HERBERT DE SOUZA
ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) –
RELATO DE EXPERIÊNCIA
|
|
BEZERRA, Flávio Oliveira
|
PIBID EM AÇÃO: UM UNIVERSO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA DE APLICAÇÃO
|
MENEZES, Gilvaneide de
|
PIBID: A METODOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE NA ALFABETIZAÇÃO E
LETRAMENTO
|
SANTOS, Laiany Caroliny de Souza Costa
|
PIBID: AS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA.
|
.
LOPES, Everlândia da Conceição.
|
PIBID: OBSERVAÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ESCOLA NA PÚBLICA
|
Maria das Dôres Florencio de Araujo SILVA
|
PIBID: RELAÇÕES DE PODER E AÇÕES – INTERFERÊNCIAS NA FORMAÇÃO E
PRÁTICAS DOCENTES
|
Késia Gabriela Barbosa de MACEDO
|
PIBID: SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
|
Matheus Duarte Lemos FARIAS
|
PIBID: UM MEIO DE QUALIFICAR A FORMAÇÃO DOS DOCENTES
|
Thayná Priscilla Teixeira Santana
|
PIBID:ABORDAGEM REFLEXIVA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NUMA
ESCOLA MUNICIPAL
|
CAVALCANTE, Rosilda Ramos
|
PIBID:CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA METODOLÓGICA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO
PROFESSOR ALFABETIZADOR
|
NOGUEIRA, Débora Anny
Granja
|
PIBID-PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO
|
SOUZA,Rosimere
Moraes de
|
PRÁTICAS DE LEITURA NO PIBID: ESTRATÉGIAS PARA UM NOVO SABER
|
Joscivania Rodrigues Bezerra da SILVA
|
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RELATO DE
EXPERIÊNCIA DE UMA SUPERVISORA INTERDISCIPLINAR
|
Marilene Vieira Silva
TORRES
|
REFLEXÕES DE VIVÊNCIAS NO PIBID: UMA EXPERIÊNCIA EM SINTONIA COM
SEU TEMPO E LUGAR DE FORMAÇÃO
|
MOREIRA, Rose Meire Andrade
|
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS PRÁTICAS DE ENSINO
|
MARTINS, Rosimara Pires
|
REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
|
DE SOUZA, Hugo Avelino
|
RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID
|
Elizabete de Araújo FERREIRA
|
RELATO DE VIVÊNCIAS NO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO EM
GARANHUNS-PE: TROCAS DE EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS E DE VIDA NA FORMAÇÃO DE
ACADÊMICOS
|
SANTOS, Camylla Rayanne Dias Semião dos
|
UMA LEITURA DAS ÁREAS DE ESTUDO NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIA NO
PIBID
|
EIXO 6. - Tecnologias da educação
– 12
*Local: Sala 12 – 1º
andar, Curso de Geografia (9h às 12h)
Arnaldo Higor Fortunato LOPES
|
A COMPUTAÇÃO NO SUBSÍDIO DA EDUCAÇÃO EM
UM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
|
Eliane Maria Da SILVA
|
COMO ENSINAR PARA PESSOAS QUE APRENDEM
DE FORMAS DIFERENTES?
|
Danilo Sipriano do NASCIMENTO
|
DIMENSÕES E SENTIDOS DAS REPRESENTAÇÕES
DO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA PELOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO EM IATI-PE-BRASIL
|
Mariane Milena Oliveira da SILVA
|
MULTIMIDIA NA EDUCAÇÃO COM ÊNFASE EM
CINEMA MAIS UMA FERRAMENTA PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NAS ESCOLAS
|
BORGES, Rafael de Souza
|
O SERTÃO NO SÉCULO XXI
|
Aline Ferreira Barbosa
|
O USO DA TECNOLOGIA E DE JOGOS,
AUXILIANDO NA APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
|
Sebastião Rogério da Silva Neto
|
O USO DA TECNOLOGIA E DE JOGOS,
AUXILIANDO NA APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
|
FERREIRA, Augusto César.
|
O USO DA TECNOLOGIA POR MEIO DE JOGOS
AUXILIANDO NA APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
|
Helton de Araujo TAVARES
|
PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA
OPORTUNIDADE À PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Ivone Mendes EMIDIO
|
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E A VALORIZAÇÃO
DO ESPAÇO ESCOLAR
|
ARARÚJO, Débora da Conceição
|
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: IMPACTOS E
POSSIBILIDADES
|
EIXO 7. - Política e gestão na
Educação básica – 15
*Local: Sala 13 – 1º
andar, Curso de História (9h às 12h)
Débora da Rocha FERREIRA
|
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA
DOM CARLOS COELHO
|
CASTRO Talita
|
A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR COMO NORTEADOR DA PROPOSTA PEDAGOGICA
ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO
|
Ericleide Macedo Fernandes
|
A RELAÇÃO ENTRE A ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA PÚBLICA JOAQUIM ANDRÉ
CAVALCANTI E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
|
MARIANO, José Matheus
|
CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES: DIRETRIZES E REALIDADE
|
MARTINS Misia de Lima Nascimento
|
FUNDAMENTOS ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS DO ENSINO MÉDIO
|
SANTOS, Thamires
|
IDENTIDADE, DIVERSIDADE E AUTONOMIA NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA
ESCOLA
|
MARINHO FALCÃO, Vitória Fernanda
|
INTERVERNÇÕES NA ESCOLA CIDADÃO HERBERT DE SOUZA: UM RELATO DE
EXPERIÊNCIA
|
SANTOS, Juliany Maria dos
|
MARGINALIZAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS
|
RAMOS, Estela Rodrigues
|
O PIBID COMO UM FORTALECEDOR DA FORMAÇÃO INICIAL
|
Carlos Eduardo Dias da SILVA
|
O PLANEJAMENTO E OS PARÂMETROS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE
PERNAMBUCO
|
DAMÁSIO, Emanuelle Luz
|
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL CIDADÃO HERBERT DE
SOUZA
|
DA CRUZ, Carlos Henrique Ferreira
|
RELATO DAS EXPERIENCIAS EXERCIDAS NA ESCOLA MUNICIPAL HERBERT DE
SOUZA
|
Ivana Siqueira TEIXEIRA
|
REPENSANDO O MODELO EDUCACIONAL BRASILEIRO DO SÉCULO XXI
|
Héber Joás L.M.
|
SUBPROJETO PIBID/CAPES: UM PROGRAMA PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO
BRASILEIRA
|
EIXO 8. - Metodologias de ensino e
práticas pedagógicas -32
*Local: Sala 14 – 1º andar,
Curso de História (9h às 12h)
SILVA, Isadhora Araújo Lucena
|
A COMPUTAÇÃO DESPLUGADA NO AUXÍLIO DO ENSINO DA MATEMÁTICA
|
Jeanny Sheyla Lima de Sousa ALVES
|
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO
|
HONÓRIO, Renata Pereira
|
A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E
A CONTRIBUIÇÃO PARA OS DOCENTES DO 1° ANO B DA ESCOLA JOAQUIM ANDRÉ
CAVALCANTI ATRAVÉS DE INTERVENÇÕES DINÂMICAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
|
Paulo Sérgio Dantas da SILVA
|
A JUVENTUDE E SUA IMPORTÂNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR E SOCIAL
|
MELO, Maria Ediane Tavares de
|
A LEITURA E O MUNDO MÁGICO
|
LIMA, Cosma da Silva Ferreira.
|
A LEITURA E O MUNDO MÁGICO DAS FÁBULAS
|
Rafaela Martins SILVA
|
A MÚSICA COMO RECURSO METOLÓGICO EM SALA DE AULA
|
SILVA, Whodson Robson da
|
A PEPE COMO FERRAMENTA DA INDISSOCIABILIDADE DO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO EM
CIÊNCIAS SOCIAIS
|
ALBUQUERQUE¹, Anna Beatriz Ferreira
|
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA BIOLOGIA
|
Sineide Maria do NASCIMENTO
|
A PRÁTICA REFLEXIVA E A INTERDISCIPLINARIDADE A FAVOR DA
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
|
FERREIRA, Lizandra Islla Damacena
|
A UTILIZAÇÃO DA INFORMATICA COMO MÉTODO DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO
MATEMATICA
|
NUNES, Dâmaso Douglas da Silva
|
ABORDAGEM DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO
|
SOARES, Maria Margarete Nunes Ribeiro
|
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL: DIFICULDADE ENCONTRADA NA LEITURA E ESCRITA
|
Emylle Anne Jerônimo da SILVA
|
BRINCAR, A MELHOR MANEIRA DE APRENDER
|
Willames JOSÉ DA SILVA
|
BULLYING: REALIZANDO UMA NOVA FORMA DE ATUAR PEDAGOGICAMENTE
|
SILVA, Jaciana de Araújo
|
DESENVOLVENDO METODOLOGIA DE ENSINO COM A LITERATURA INFANTIL NO
PIBID PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
|
FERRAZ, Samara de Sá
|
DESMISTIFICANDO O SERTÃO: A COMPREENSÃO DOS ALUNOS
|
CARDOSO, Joseneide Valeriano
|
ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ESPANHOL
ATRAVES DE JOGOS PEDAGÓGICOS
|
Isabele Louise MONTEIRO de Farias
|
EMPREGO DA FLIPPED CLASSROOM (SALA DE AULA INVERTIDA) NO ENSINO
FUNDAMENTAL II: O ALUNO NO CENTRO DA APRENDIZAGEM
|
Lázaro Santana do NASCIMENTO
|
EXPERIENCIA DO PIBID: POSSIBILIDADE DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NAS
AULAS DE DANÇA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
|
NEVES, Eunúbia Silva das
|
EXPERIÊNCIA: OS PRIMEIROS PASSOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
|
MELO, Alana Kalyne Soares Valença de
|
EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA REDE MUNICIPAL
|
LIMA, Jennifer Tenório
|
FÁBULAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA: UMA
VIVÊNCIA NO PIBID
|
SILVA, Girleide Maria da
|
FÁBULAS: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA ESTÍMULO DA LEITURA E DA
ESCRITA ÀS CRIANÇAS DO 2º ANO B DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Cenilda Alencar A. Biones
|
HABILIDADES NECESSÁRIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS
ANOS INICIAIS
|
Karla Suelayne Ferreira CORREIA
|
IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA
|
MACIEL, Maura Teixeira
|
INFLUÊNCIA DO GÊNERO FÁBULAS NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA
|
Reginila Estelita da SILVA
|
JOGOS EDUCATIVOS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A
EDUCAÇÃO INFANTIL |
BEZERRA, João Aluízio Ferraz Gonzaga
|
JOGOS MATEMÁTICOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA
|
Aylla Maria Ferreira ALVES
|
LEITORES E ESCRITORES CRÍTICOS: EMPREGANDO TIPOS E GÊNEROS
TEXTUAIS
|
Lucia Helena Lucena da ROCHA
|
LEITURA EM SALA DE AULA: MEDIANTE O GÊNERO POEMA
|
EIXO 8. - Metodologias de ensino e
práticas pedagógicas -31
*sala 16 – 1º andar, Curso de História (9h às 12h)
CRISTIANA, Isadora Alves da Silva
|
LITERATURA E ENSINO: NOVAS ESTRATÉGIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO 6º
ANO “B” DA ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFA. IVONITA ALVES GUERRA
|
NEVES, Ana Paula Melo das
|
MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO REFORÇO NA APRENDIZAGEM
|
Wilson Gonçalves FERREIRA JUNIOR
|
METODOLOGIAS DE ENSINO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
|
NASCIMENTO, Tiago Lima do
|
NOVO MÉTODO DE ENSINO DE BIOLOGIA USUFRUINDO DAS RAIZES LITERARIAS
DO SERTÃO NORDESTINO
|
Alan Almeida CAVALCANTI
|
O BRINQUEDO E A BRINCADEIRA COMO SUPORTES PARA O ENSINO E A
APRENDIZAGEM
|
Alan Almeida CAVALCANTI
|
O BRINQUEDO E A BRINCADEIRA COMO SUPORTES PARA O ENSINO E A
APRENDIZAGEM
|
FERREIRA, Victor Afonso dos Santos
|
O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA FORMA
LÚDICA DE APRENDER
|
Thatyana Adriana dos Santos SILVA
|
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE MÚSICAS
|
Darielle Débora RODRIGUES
|
O TEXTO NA SALA DE AULA
|
Darielle Débora RODRIGUES
|
O TEXTO NA SALA DE AULA
|
Elias ANCELMO
|
O USO DA PARÓDIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DO RECURSO
LINGUÍSTICO PARÁFRASE
|
SILVA, Márcia Poliana da
|
O USO DE JOGOS NO ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
|
Monteiro, Gabriela Silva
|
O USO DO CINEMA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA: ALTERNATIVAS DE COMBATE
AO ETNOCENTRISMO NO ENSINO REGULAR DE LINGUA ESTRANGEIRA
|
SILVA, Maria Ecilene da
|
O USO DOS JOGOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: A LUDICIDADE PARA UMA
PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
|
SILVA, Maria Ecilene da
|
O USO DOS JOGOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: A LUDICIDADE PARA UMA
PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
|
Maria Manuela Figuerêdo SILVA
|
OFICINA SOBRE BULLYING: UMA ATIVIDADE I INTERDISCIPLINAR
|
Heloísa Conceição Alves da Silva
|
OFICINAS PEDAGÓGICAS NA DINAMICA DAS AÇÕES PIBIDIANAS
|
José Ricardo Gomes dos SANTOS
|
Para uma educação transformadora a partir da coletividade
|
SILVA, Eveline Priscila de Carvalho.
|
PEDAGOGIA DE PROJETOS: APROXIMANDO AS VIVENCIAS NOS PROJETOS DO
PIBID EM ATELIÊS DE NARRATIVA DE FORMAÇÃO
|
SILVA, Eveline Priscila de Carvalho
|
PEDAGOGIA DE PROJETOS: APROXIMANDO AS VIVENCIAS NOS PROJETOS DO
PIBID EM ATELIÊS DE NARRATIVA DE FORMAÇÃO
|
Gildeane Pereira dos Santos SILVA
|
PIBID BIOLOGIA: ROTEIRO METODOLÓGICO INTRODUTÓRIO A PESQUISA
APLICADONA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO OTACÍLIO NUNES DE SOUZA
|
SANTOS, Célia Maria Soares Dos.
|
PIBID: AS PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
|
LOPES, Rosenilda Bernardo
|
PIBID: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA COM A VIVÊNCIA DE TEMAS SOBRE
DIVERSIDADE EM PRÁTICAS INCLUSIVAS
|
Bruno TOBIAS MARTINS
|
PRÁTICA DOCENTE COM ÊNFASE NA EXCURSÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA COM
OS ALUNOS DA ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES
|
REVOREDO, Carlos Luiz Nogueira
|
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM RELATO DE
EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)
|
Caio NUNES de Oliveira e Silva
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA: HETEREOGENEIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO
FÍSICA ESCOLAR
|
Tiago EMANUEL do Nascimento
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA: SISTEMATIZAÇÃO DO JUDÔ NAS AULAS DE
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
|
SILVA, AILSON EUCLIDES DA
|
RESUMO SIMPLES DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA
|
DA SILVA, Geovani Rodrigo Ramos
|
SISTEMATIZAÇÃO DAS AULAS INICIAIS DA UNIDADE DANÇA
|
Luciano Evaldo da Silva NASCIMENTO
|
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO
|
FREITAS, Fernanda Mendes Chaves
|
UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO ELEMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE
ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
19/11 – SIMPÓSIOS
Os simpósios do 1º Seminário
Institucional de Iniciação a Docência da UPE tem por objetivo aprofundar os
estudos concernentes ao tema geral: Formação
docente e a pratica interdisciplinar, a partir das análises dos
pesquisadores da UPE e de outros estudiosos de diferentes Universidades, nos
seguintes temas:
Simpósio
1 - Introdução à análise do
discurso: principais conceitos e limite teóricos
Pesquisadora
convidada: Profa. Ms. Rebeca Lins Simões de Oliveira
Pode
colocar a mesma sala e equipe de Fátima Dantas:
*Local:
Sala 09 do Curso de Geografia – 1º andar (15h às 18h)
Coor.
Discentes: Franciel Coelho L. de
Amorim e Ângela Patrícia Alves de Oliveira – Colegiado de História
UPE/Petrolina
Simpósio
2: A Literatura na Escola
*Local:
Sala 15 do Curso de História – 1º andar (15h às 18h)
Pesquisadora convidada: Msa. Aparecida Brandão –
UPE/Petrolina
Coor.
Discente: Jane cássia Macedo
Albuquerque - Colegiado de Letras/Português - UPE/Petrolina
Simpósio
3: Educação Matemática
*Local:
Sala 05 apoio aos professores – curso de Pedagogia – térreo (15h às 18h)
Pesquisadores
convidados: Ms. João Paulo Carneiro e Ms. Evanilson Landim – UPE/Petrolina
Coor.
Discentes: Noel Gomes Ribeiro e
Victor Douglas de Souza – Colegiado de Mat.UPE/Petrolina
Simpósio
4 – Educação Ambiental em vivências
interdisciplinares: contributos para as memorias de formação docente
*Local:
Sala 22 do Curso de Inglês – 2º andar (15h às 18h)
Pesquisadora
convidada: Profa. Dra. Vera Lúcia Chalegre de Freitas
Coor.
Discentes: Alyny Dayany das
Dores pedroso e Daniella Vieira Nunes– Colegiado de Biologia UPE/Petrolina
Simpósio
5 - A pesquisa-ação na formação de
professores: o Pibid como locus privilegiado
Pesquisadora
convidada: Profa. Dra. Adriana de Faria Gehres
*Local:
Sala 23 do Curso de Inglês – 2º andar (15h às 18h)
Coor.
Discente: Sávira Marinela Ferreira da
Silva - Colegiado de Pedagogia - UPE/Petrolina
Simpósio
6: Etnomatemática como aporte para uma
Aprendizagem Significativa em Matemática
*Local:
Sala 05 apoio aos professores – curso de Pedagogia – terreo (15h às 18h)
Pesquisador
convidado: Prof. Dr. José Roberto da Silva
Coor.
Discentes: Jefferson Dias Moura e
Lucas Mendes Oliveira – Colegiado de Matemática UPE/Petrolina
19/11 – MINICURSOS
São espaços onde são oferecidas atividades de caráter mais
teórico, que proporcionam novos conhecimentos e vivências, a partir da
experiência de um ou mais dos proponentes do trabalho.
Minicurso 1 - O ensino de história e as práticas
interdisciplinares.
Prof. Dr. Bruno câmara e
profa. Dra. Janaina Guimarães
*Local: Sala 24 do Curso
de Inglês – 2º andar (15h às 18h)
Minicurso 2 - Refletindo sobre protagonismo juvenil e a participação
na escola
Raiane costa de Macedo,
Andreia Araújo Souza, Rosilda Macena da Silva
*Local: Sala 31 do curso
do curso de Matemática – 3º andar (15h às 18h)
Minicurso 3 – A importância da língua de sinais (libras)
na pratica educativa da escola
Rose Meire Andrade Moreira,
Rosimara pires Martins, Everlandia da conceição Lopes
Maria Lúcia Lopes.
*Local: Sala 32 do Curso
do curso de Matemática – 3º andar (15h às 18h)
Minicurso 4 - Alfabetizar e letrar com o uso do lúdico
Laiany
Caroliny de Souza Costa Santos, Maria Josicleide Carvalho do
Nascimento, Rosilda Ramos Cavalcante, Thayná Priscilla Teixeira
Santana
*Local: Sala 13 – prédio
de saúde – 3º andar (15h às 18h)
Minicurso 5 - A leitura em função da Matemática: contando
histórias e formando matemáticos.
Marta Michele de Oliveira
lima; Maria Taciana Pereira de Oliveira
*Local: Sala 14 prédio de
saúde – 3º andar (15h às 18h)
Minicurso 6. Os jogos como artifícios para a interdisciplinaridade;
Andreza Bezerra Felipe dos
Santos; Hilayane Barbosa Maras da Silva; Isabel Cristina Barros de
Santana; Raul Antônio da Silva.
*Local: Sala 15 prédio de
saúde – 3º andar (15h às 18h)
19/11 – APRESENTAÇÃO JOVENS PESQUISADORES
*Local: 6º ano A (ANTIGO PAVILHÃO DE BIOLOGIA)
(15h às 18h)
1.
ANDRÉ FELIPE GOMES DO NASCIMENTO,
RENATA ALVES DE BRITO e MARIA HELENA ALVES DA CUNHA. Interdisciplinaridade no
programa institucional de bolsas de iniciação à docência (Pibid).
|
2.
MARIA JOSILDA FERREIRA DA SILVA e
BRUNO AUGUSTO DORNELAS CAMARA. Entre o antigo e o novo: as práticas de ensino
e a questão da interdisciplinaridade.
|
3.
LUAN HENRIQUE SILVA ARRUDA. A
mediação professor-aluno: uma análise em torno dos fenômenos que circundam
essa relação.
|
4.
ALINE ALVES SILVA. Os desafios na
implementação da proposta interdisciplinar do Pibid na escola estadual
Joaquim André Cavalcanti em Petrolina.
|
5.
CIRLENE SILVA; JOANA D’ARC ALVES
MONTEIRO; FLAVIA FERREIRA YAMAMOTO; APARECIDA VENTURA BRANDÃO. A formação do
aluno leitor pela literatura: um olhar voltado para a interdisciplinaridade
na obra Vidas Secas de Graciliano Ramos (O Pibid em foco).
|
6.
KARLA KRUGER e EDNA MARIA ALENCAR
DE SÁ. A relação sertão/natureza pelas obras literárias: primeiras reflexões
sobre o Pibid e seu contexto interdisciplinar.
|
7.
GABRIELLA CHALEGRE ALVES.
Interdisciplinaridade: caminhos para consecução de práticas.
|
8.
ISABELA CAMILA BARRETO DE
OLIVEIRA; JAINARA COSTA SILVA; NEUZA DA SILVA LANTYER BATISTA e EDNA MARIA
ALENCAR DE SÁ. O Pibid como suporte aos alunos de licenciatura em
letras/inglês da UPE Campus Petrolina.
|
9.
MARIA JULIA LYRA SILVA; DANIEL DE
FRANÇA BELTRÃO; RENATO HENRIQUE DE SOUSA VIEGAS; RITA CLAUDIA BATISTA
FERREIRA RODRIGUES. Dança nas aulas de educação física: uma questão de
gênero?
|
10. GEOVANI RODRIGO RAMOS DA SILVA; LAZARO SANTANA DO
NASCIMENTO; ADRIANA DE FARIA GEHRES e RITA CLAUDIA BATISTA FERREIRA
RODRIGUES. Intervenção no Pibid: possibilidade de inovação pedagógica nas
aulas de dança em educação física escolar.
|
11. CAIO NUNES DE OLIVEIRA E SILVA; TIAGO EMANUEL DO
NASCIMENTO; ADRIANA DE FARIA GEHRES e RITA CLAUDIA BATISTA FERREIRA RODRIGUES.
Sistematização do conteúdo luta nas aulas de educação física: o judô como
possibilidade na prática pedagógica.
|
12. FLAVIO JOSE DA SILVA LIMA e TERCINA LUSTOSA BEZERRA.
Observação escolar e formação de professores: contribuições da teoria à prática.
|
13. CARLOS HENRIQUE FERREIRA DA CRUZ; EMMANUELLE LUZ DAMASIO;
VITORIA FERNANDA MARINHO FALCÃO e ANA PAULA UCHÔA CAVALCANTI ALMEIDA TAVARES.
A educação física como componente curricular: análise do projeto político
pedagógico da escola cidadão Herbert de Souza.
|
14. ULIANE RAIMUNDA NUNES SÁ. O curso de geografia da UPE
Pernambuco e as novas perspectivas para formação de professores.
|
15. THAIS LAN PAULINO NASCIMENTO. A interdisciplinaridade pelo
viés de obras literárias e sua interface com a implementação do Pibid na UPE
– Campus Petrolina.
|
16. BARBARA ELISA DE SOUZA ROLIM CAVALCANTI; JULIANA DE
SANTANA DUARTE. A historia e a literatura como estruturas discursivas:
estratégias de compreensão acerca do sertão.
|
17. LUIZ CARLOS RODRIGUES GUIMARÃES; HELANE DIAS DOS SANTOS;
KALLINE LAIRA LIMA SANTOS. O Romance d’a Pedra do Reino e uma análise da
representação do sertão nordestino na narrativa literária de Ariano Suassuna
sob uma perspectiva interdisciplinar em sala de aula.
|
18. JOSCIVANIA RODRIGUES BEZERRA DA SILVA e MERCIA FIGUEREDO
DUARTE MORAES. A importância do projeto Pibid como facilitador da
aprendizagem de matemática: relato de experiência da supervisão.
|
19. CELMARA COELHO DE AMORIM e CELICE GOMES DE QUEIROZ.
Literatura e geografia: um jeito diferente de analisar e explicar a realidade
vivida no sertão nordestino por meio da interdisciplinaridade e
contextualização;
|
20. GUSTAVO FELIPE BARBOSA. Pesquisa e compreensão
interdisciplinar com o auxilio do professor dentro da leitura.
|
21. FRANCIEL COELHO LUZ DE AMORIM. A trama literária e suas
dimensões da realidade: o desvelar das contradições históricas do sertão em
“Morte e vida Severina”.
|
22. JOSE CICERO COELHO DE SOUZA e LAIANE COELHO RODRIGUES.
Repensando conselhos e práticas educacionais no Pibid: um intersecção entre
sertão, literatura e interdisciplinaridade.
|
23. RAFAELA MARTINS SILVA; DAMIANA DA SILVA FERREIRA e GIANE
FLORENTINO RODRIGUES BRITO. A musica como recurso metodológico em sala de
aula.
|
24. FLAVIA GOMES CAVALCANTI; SAMARA PEREIRA MEDRADO e MARIA
APARECIDA BRANDÃO. Ressignificando aprendizagens: os impactos do Pibid, a
partir da relação sertão/natureza por meio da interdisciplinaridade.
|
23.SAMARA
PEREIRA DA SILVA e EDNA MARIA ALENCAR DE SÁ. Facebook? Presente!
Interdisciplinaridade? Presente!
|
24. Alinne Laynne de
Souza Silva. Formação docente numa perspectiva interdisciplinar:
possibilidades propostas pelo Pibid.
|
25. EDNA PEREIRA CAVALCANTE XAVIER e LUCILIA BATISTA DANTAS
PEREIRA. Os jogos matemáticos como método facilitador no ensino-aprendizagem
de matemática.
|
*Local: 6º
ano B (ANTIGO PAVILHÃO DE BIOLOGIA) (15h às 18h)
26. LARISSA KYMBERLI LOPES DA SILVA. Os múltiplos olhares
sobre o “sertão”: uma proposta para o ensino de história.
|
27. JOSE MATHEUS MARIANO. Contextualização dos conteúdos
escolares: diretrizes e realidade.
|
28. MARIA ALICE SIQUEIRA DA SILVA. A construção imagética do
sertão por alunos do 1º ano do ensino médio a partir da leitura de morte e
vida Severina vivenciada pelo Pibid.
|
29. CAMYLLA SANTOS. Uma leitura das áreas de estudo no ensino
médio: experiência do Pibid.
|
30. FELISMARA CAVALCANTI COELHO. Os múltiplos olhares sobre o
sertão a partir da obra morte e vida Severina: intercambio de saberes no
Pibid.
|
31. FREDSON PEREIRA DA SILVA. A interdisciplinaridade na
relação sertão/natureza por meio da literatura.
|
32. MARIA DO ROSARIO ALVES PATRIOTA; CICERA DIEDJA CORDEIRO DA
SILVA; VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE. Construindo o conhecimento geométrico
por meio de práticas e atividades colaborativas.
|
33. DEBORA CRISTINA GUEDES. Estereótipos criados do sertão com
o uso de imagens e ilustrações – o Pibid como um programa para uma nova
releitura dessas conotações através de obras literárias no ensino básico da
escola Joaquim Andre Cavalcanti-Petrolina-PE.
|
34. TALITA FRANCISCA CASTRO SILVA. A organização curricular
como norteador da proposta pedagógica escolar no ensino médio.
|
35. MARIA AUZENIRA DE OLIVEIRA; FABIO GONÇALVES DE OLIVEIRA
TORRES; MARIA APARECIDA VENTURA BRANDÃO. Ressignificando o conceito do sertão
por meio das atividades didático-pedagógicas no Pibid.
|
36. ISADORA CRISTIANA ALVES DA SILVA. Literatura e ensino:
novas estratégias teórico-metodológicas no 6º ano “B” da escola de aplicação
Profa. Ivonita Alves Guerra.
|
37. ÉRIKA CECÍLIA BATISTA RÊGO; VALERIA AGUIAR DOS SANTOS. O
uso do jogo potenciação floral: uma estratégia para o ensino da matemática.
|
38. PAULO SERGIO DANTAS DA SILVA. Perspectiva
interdisciplinar: interação e convivência escolar.
|
39. JANE CASSIA MACEDO ALBUQUERQUE; KESIA GABRIELA BARBOSA DE
MACEDO e VITÓRIA CASTRO E SILVA. Estudando o sertão na perspectiva
interdisciplinar do Pibid – um olhar voltado para a obra morte e vida
Severina.
|
40. BRUNO TOBIAS MARTINS; ISABEL CRISTINA BARROS DE SANTANA;
EMILIANA DANTAS DE PAULA MATÃO. Interdisciplinaridade: teoria e prática na
formação de docentes na perspectiva do Pibid.
|
41. EDILEIDE HELENO VIEIRA DA SILVA. Discutindo a relação de
gênero no âmbito escolar.
|
42. FRANCIELMA DE SOUZA GOMES. Contribuição do Pibid na
formulação de outros conceitos sobre o sertão relacionado com obras
literárias.
|
43. IVAN SOARES DOS SANTOS JUNIOR. Um olhar para as estrelas:
a experiência docente numa perspectiva interdisciplinar da história da
ciência.
|
44. LUIS GUSTAVO DE AZEVEDO MACEDO. Ensino da história e
interdisciplinaridade: novas práticas e novos saberes na formação de novos
docentes.
|
45. LUCIANA EVALDO DA SILVA NASCIMENTO. Realidade do ensino de
geografia na escola Joaquim André com a chegada do Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação a Docência – Pibid.
|
46. LUCAS MATHEUS VIANA SILVA. História e literatura: uma
construção do conceito de sertão na prática docente.
|
47. CHYRLANY GOUVEIA DA SILVA. Leitura e codificação adequada:
um novo olhar para processo de ensino-aprendizagem no de resolução de
problemas matemáticos.
|
48. LUCAS BELFORT DE FRANÇA. O sertão e a importância da
interdisciplinaridade no ensino-aprendizagem por intermédio de obra literária.
|
49. Ângela Patrícia Alves de Oliveira; Rita Angélica Alves
de Santana. Sertão: um conceito a ser mudado utilizando a
interdisciplinaridade.
|
50. REGIANE SANTOS LIMA. A geografia no ensino
interdisciplinar proposto pelo Pibid.
|
Dia 19/11– MESA REDONDA:
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
NA ATUALIDADE
*Local: auditório da
UPE/Petrolina (19h às 22h)
Convidados: Dra. Virginia Ávila – UPE, Dra. Adelina Bizarro –
UPE, Dr. Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues - UPE
Mediador:
Ms. Edinaldo Torres - Univasf/Juazeiro
20.11 - EDs – Nos mesmos espaços e horário
20.11 – FORUNS
Fórum 1: Supervisores
*Local: sala 09 do Curso
de Geografia 1º andar (15h às 18h)
Fórum 2: Coordenadores
*Local: sala 15 do Curso
de História 1º andar (15h às 18h)
Dia 21.11 - EDs – Nos mesmos
espaços e horário
21/11 – MINICURSOS - Nos mesmos espaços e horário
21/11 – APRESENTAÇÃO JOVENS
PESQUISADORES Nos mesmos espaços e horário
Dia 21.11 SIMPÓSIOS
Simpósio
1: Analise ambiental
*Local:
Sala 09 do Curso de Geografia – 1º andar (15h às 18h)
Pesquisadores
convidados: Dr. Lucas Calvacanti e Dr. Antônio Marcos
Coor.
Discentes: Celmara Coelho Amorim e
Fredson Pereira da Silva – Colegiado de Geografia UPE/Petrolina
Simpósio
2: Literatura como formação
*Local:
Sala 15 do Curso de História – 1º andar (15h às 18h)
Pesquisadora
convidada: Prof. Dr. Alexandre Furtado de Albuquerque Correa
Coor.
Discente: Laiane
Coelho - Colegiado de Letras/Português - UPE/Petrolina
Simpósio 3: : As contribuições do Pibid na formação de professores
Pesquisadora convidada: Profa. Ms. Giane Florentino Rodrigues de Brito
Local:
sala 6º ano C (ANTIGO PAVILHÃO DE
BIOLOGIA (15h às 18h)
Coor.
Discente: Discente
Débora Guedes – Colegiado de Geografia UPE/Petrolina
Simpósio
4: A Educação escolar na contemporaneidade
*Local:
Sala 22 do Curso de Inglês – 2º andar (15h às 18h)
Pesquisadora
convidado: Msa. Edilane Teles - UNEB/Juazeiro
Coor.
Discente: Elisangela Soares da Silva
e Steffany da Silva Ribeiro – Colegiado de Pedagogia - UPE/Petrolina
Simpósio
5: A interdisciplinaridade do pensamento
computacional na educação básica
Pesquisador
convidado: Prof. Ms. Haroldo José Costa do Amaral
Coor.
Discentes: Samara Pereira da
Silva– Colegiado de Inglês UPE/Petrolina
Simpósio
6: A prática colaborativa contribuindo
no processo da iniciação à docência em matemática.
*Local: sala 7º ano A (ANTIGO PAVILHÃO DE MATEMÁTICA) (15h às 18h)
*Local: sala 7º ano A (ANTIGO PAVILHÃO DE MATEMÁTICA) (15h às 18h)
Pesquisador
convidado: Prof. Ms. Vânia Moura Barbosa Duarte
Coor.
Discentes: Gilca Francisca -
Colegiado de Matemática UPE/Petrolina
21/11 – CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
Teatro –
Escola de Aplicação
EDUCAÇÃO E ÉTICA
*Local: auditório da
UPE/Petrolina (18h às 21h).
Convidadas:
Dra. Waldênia Leão – UPE e Ms. Ednaldo Torres – Univasf.
Mediador: Ms. João Paulo
Barbosa – UPE/Petrolina
21.11 – PIBID/FEST
*Local: Pátio em frente à
Direção (a partir das 21h)
OBS:
·
Amostras dos
trabalhos desenvolvidos pelas Escolas parceiras do PIBID/Petrolina – durante
todo evento;
·
Apresentação
artística das escolas – 18h às 19h.